Ultrassom morfológico: o que é o exame e quando fazer?

Ultrassom morfológico: o que é e quando fazer o exame?

Ultrassom morfológico é um exame de ultrassonografia que permite avaliar com riqueza de detalhes a saúde e o desenvolvimento do bebê. Assim, é possível avaliar se tudo está acontecendo conforme o esperado para a idade gestacional. 

Este exame está indicado nos três trimestres de gestação para monitoramento, ou conforme solicitado pelo obstetra.

clique aqui para agendar seu exame


O que é ultrassom morfológico (ecografia morfológica)?

É um exame de ultrassom capaz de avaliar aspectos físicos do bebe. Permite identificar possíveis malformações e também descobrir o sexo do bebê. Além disso, o ultrassom morfológico analisa o tamanho do bebê, verifica os batimentos cardíacos e confirma a idade gestacional.

Como o ultrassom morfológico é feito?

Para realizar o ultrassom morfológico, a gestante é posicionada deitada de barriga para cima e o médico passa um gel a fim de facilitar a passagem do transdutor, instrumento utilizado para capturar as imagens.

Pré-requisitos

Para realizar o ultrassom, é necessário fazer o agendamento prévio, apresentar o pedido médico e chegar com minutos de antecedência no laboratório onde o exame será realizado.

Preparo

Para realizar o exame não é necessário nenhum tipo de preparo prévio.

Duração

É um exame não-invasivo, indolor e de curta duração.

Periodicidade

A ultrassonografia morfológica é indicada nos três trimestres de gestação, mas a frequência pode ser maior, conforme solicitação do obstetra.

Quando fazer o ultrassom morfológico?

O ultrassom morfológico é extremamente importante em vários momentos da gestação. Entenda:

Ultrassom morfológico do 1º trimestre

A ultrassonografia morfológica do primeiro trimestre de gravidez, é realizada entre a 11ª e a 14ª semanas (preferencialmente entre a 12 e 13ª semanas). Alem de ser importante na avaliaçao geral do bebe e na tentativa de identificaçao do sexo do bebe, permite o rastreamento, especialmente na população de baixo risco,  de malformações fetais, com o propósito de diagnosticar e aconselhar precocemente a familia.

Nesse exame é realizada a medida da Translucência Nucal (TN), que é a medida da “nuca” do feto. 

Esse procedimento é capaz de detectar,  com grande sensibilidade,  casos suspeitos de Síndrome de Down.  A TN associada a outros marcadores ultrassonográficos como a frequência cardíaca fetal, dopplervelocimetria de ducto venoso, avaliação do fluxo da valva tricúspide e a presença de osso nasal, contribuem para a maior assertividade desse rastreamento. 

Se os achados do ultrassom morfológico de primeiro trimestre forem atrelados a marcadores bioquímicos, como a fração livre do Beta HCG e PAPP-A,  os valores de detecção do rastreamento aumentam para mais de 90%.

A ecografia do primeiro trimestre também é importante para rastreamento para pré-eclâmpsia (pressão alta) durante a gravidez. São avaliados fatores como: características maternas, histórico de doenças prévias e histórico obstétrico, dopplervelocimetria de artérias uterinas e a medida da pressão arterial materna.  A associação do marcador bioquímico para pré-eclâmpsia, chamado PLGF, aumenta a precisão diagnóstica.

Ultrassom morfológico do 2º trimestre

O ultrassom do segundo trimestre fornece imagens ainda mais detalhadas do desenvolvimento e aspectos da formação estrutural do bebê. Com ele, é possível observar o Sistema Nervoso Central, extremidades esqueléticas, face, coração, rins e outros órgãos internos do feto. Além disso, o exame permite uma nova avaliação do osso nasal e mensuração da prega nucal.

É considerado um exame muito eficiente na hora de rastrear anomalias cromossômicas, tendo uma sensibilidade de até 83,5%.

Ultrassom morfológico 3D

O exame morfológico 3D é realizado entre a 28ª e 32ª semana de gestação. Com ele é possível ter uma visualização tridimensional do bebê e analisar com ainda mais detalhadamente o feto.

O que é analisado no ultrassom morfológico?

O exame permite identificar características de síndromes cromossômicas, malformações como espinha bífida, hidrocefalia, anencefalia, alterações renais, hérnia diafragmática e doenças cardíacas, dentre outras possibilidades.

Onde fazer o exame?

No laboratório Exame você pode realizar seu ultrassom morfológico no melhor dia e horário para você.

clique aqui para agendar seu exame