RT-PCR Salivar: teste para COVID-19 feito pela saliva

RT-PCR Salivar: teste para COVID-19 feito pela saliva

O RT-PCR Salivar foi desenvolvido com base em protocolo da Universidade de Yale pela P&D Dasa e validado em um extenso protocolo de pesquisa. É um teste considerado menos invasivo por proporcionar aos pacientes menos desconforto que o RT-PCR de nasofaringe, por exemplo. 

O que é o exame RT-PCR Salivar?

O RT-PCR Salivar é um teste de COVID-19 capaz de diagnosticar a infecção ativa naquele momento de forma menos invasiva que os demais testes disponíveis no mercado.  

Para quem o RT-PCR Salivar é indicado?

O teste é indicado para todos aqueles que desejam saber se estão com a infecção por Coronavírus ativa naquele momento, tanto pacientes assintomáticos como sintomáticos.

Pessoas sintomáticas

Para os sintomáticos, recomenda-se realizar o exame nos 7 dias iniciais da doença, principalmente em pacientes que não toleram a coleta por swab de nasofaringe ou que apresentam restrições para este tipo de coleta e, por conta da coleta ser mais fácil, recomenda-se realizá-lo também em crianças e idosos.

Pessoas assintomáticas

Para as pessoas que não apresentam sintomas, recomenda-se a coleta aos contactantes de caso confirmado de COVID-19 e para rastreio epidemiológico (em massa), quando realizado de maneira recorrente (a cada 72h), permitindo decisão rápida de isolamento e controle de surto.

Orientações para realizar o RT-PCR Salivar

As recomendações para realizar o RT-PCR Salivar são: 

  • Não tomar água nos 10 minutos que antecedem a coleta; 

  • Evitar comida, bebida e spray nasal 30 minutos antes da coleta.

Como é feita a coleta?

A coleta do exame é muito simples e indolor. O paciente é orientado a coletar 2mL de saliva e cuspir em um recipiente fornecido pelo laboratório.

Resultados do exame

O exame de RT-PCR Salivar possui dois possíveis resultados: detectado, quando há a presença do vírus ativo no organismo e não detectado, que não foi identificado vírus na amostra. 

É importante dizer que o resultado “Não-Detectado” não exclui a presença do vírus em concentração inferior ao limite de detecção do teste, que normalmente pode ocorrer em pacientes assintomáticos no início da infecção ou em fase mais adiantada da doença (após 1 semana do início dos sintomas)

É necessário pedido médico para fazer esse exame de COVID-19?

O pedido médico é necessário apenas se for utilizar o convênio médico. Caso seja serviço particular, o pedido não é necessário.

Qual a diferença do RT-PCR pela saliva e o RT-PCR por swab (cotonete) em nasofaringe?

A diferença entre os testes de COVID-19 está no método em que eles são coletados. O RT-PCR pela saliva é a forma menos invasiva, necessitando apenas uma amostra da saliva. Já o RT-PCR por swab, é coletado por um cotonete longo e estéril em nasofaringe (nariz e garganta). Quando realizado na nasofaringe, sua sensibilidade é mais elevada, portanto pode ser necessário realizar o de nasofaringe em determinadas situações.

Como agendar o teste no laboratório Exame? 

Para agendar seu exame de COVID-19 no laboratório Exame, é necessário acessar nossa plataforma de agendamento online e escolher a unidade mais próxima a você.

Unidades de atendimento 

O laboratório Exame possui mais de 15 unidades espalhadas em Brasília para realizar o RT-PCR por saliva. Veja a mais próxima a você:

unidades exame pcr salivar