Angiografia: para que serve e como é feito

angiografia

 

Autor: Otávio Gebara - cardiologista

A angiografia é um exame que utiliza raios-X para analisar as paredes dos vasos sanguíneos. É um exame invasivo e, geralmente, só é solicitado para um diagnóstico mais preciso de possíveis alterações que possam colocar a saúde — e até a vida — do paciente em risco.  

Doenças como AVC (acidente vascular cerebral), infarto e aneurismas são diagnosticados por esse exame, que pode ainda ser combinado com outras técnicas para captação de imagens. Continue a leitura para entender mais do exame e quando ele é indicado.

clique aqui para agendar seu exame

 

O que é a angiografia? 

A angiografia é um exame diagnóstico que utiliza raios X para visualizar o interior dos vasos sanguíneos, permitindo detectar qualquer alteração que coloque a saúde do paciente em risco. 

 

Quais são os tipos de angiografia? 

Existem vários tipos de angiografia – eles vão variar de acordo com os sintomas e o local do corpo onde o problema pode estar acontecendo. Os tipos mais comuns são:  

  • Angiografia cerebral 

  • Angiografia pulmonar 

  • Angiografia cardíaca 

  • Angiografia pulmonar 

 

O que a angiografia detecta? 

A angiografia tem como objetivo detectar doenças que têm como causa alguma alteração nos vasos sanguíneos, como AVC (acidente vascular cerebral), infarto, aneurismas e aterosclerose, entre outros problemas.  

 

Quando a angiografia é indicada? 

A angiografia é considerada um procedimento invasivo. Por isso, ela só é requisitada quando há uma suspeita de alguma doença vascular e os exames de imagem tradicionais (como ultrassonografia, tomografia, raio-X e ressonância magnética) não são suficientes para se chegar ao diagnóstico. 

clique aqui para agendar seu exame

 

Como é o preparo para o exame? 

O preparo da angiografia requer jejum de oito horas para reduzir a chance de náuseas e vômitos.  

Em alguns casos, o paciente pode ter que tomar alguns remédios para realizar o exame (como medicações que regulam pressão arterial e coagulação sanguínea). Isso é definido pelo médico que irá realizar o exame.  

 

Como o exame é realizado? 

A angiografia começa com a introdução de um cateter em uma veia de maior calibre do corpo, geralmente no pescoço ou virilha. Para não sentir dor, uma anestesia é aplicada antes da incisão.  

O cateter é então inserido até a parte do vaso em que irá realizar a análise. Então, o médico injeta um contraste radiológico para realçar as estruturas nas imagens. Só aí ele utiliza uma máquina de raio-X para fazer diversas imagens (radiografias).  

Durante o exame, é necessário permanecer imóvel e acordado. Se isso for difícil para o paciente, o médico pode aplicar um medicamento calmante; por isso, o exame também pode causar um pouco de sonolência. 

Todo o procedimento dura cerca de uma hora. O paciente é liberado em seguida para voltar para casa.  

 

Exames de imagem relacionados 

A angiografia pode ser combinada com outros aparelhos e métodos para gerar imagens mais precisas. São eles:  

  • Angiotomografia: neste exame de imagem, o paciente entra em um aparelho de tomografia para gerar imagens dos vasos sanguíneos em um computador. É indicado para checar calcificação dos vasos e depósito de placas de gordura nas paredes internas das artérias, além de checar em tempo real o fluxo sanguíneo. Pode ser feito com ou sem contraste.  

  • Angiografia por ressonância magnética: neste caso, a avaliação dos vasos sanguíneos é feita por meio do aparelho de ressonância magnética, que utiliza um campo magnético (e não radiação) para gerar imagens. É considerado menos invasivo e pode ou não precisar da aplicação de contraste.

clique aqui para agendar seu exame