Câncer de mama masculino: conheça os sintomas e saiba como diagnosticar

Câncer de mama masculino


Autor: Dra. Bruna Zucchetti - Médica Oncologista

 

Agendar exame



O câncer de mama masculino é uma condição extremamente rara, mas que pode ocorrer. Trata-se de um tumor maligno que se forma no tecido mamário dos homens e, se for diagnosticado em seu estágio inicial, apresenta resultados promissores nos tratamentos.    

Caso notem alguma alteração nas mamas, é fundamental que homens procurem profissionais de saúde para o diagnóstico adequado.

 


Câncer de mama em homens existe? 

Sim, o câncer de mama masculino existe. Embora o câncer de mama seja muito mais comum em mulheres, os homens também podem desenvolver a doença. Estima-se que 1% da totalidade dos casos de câncer de mama são masculinos. 

Quais são os sintomas do câncer de mama masculino? 

Homens têm uma pequena quantidade de tecido mamário. Então, geralmente, o principal sintoma é o surgimento de nódulos palpáveis na mama ou na axila.  

Por ser uma condição rara e que poucos têm conhecimento, os homens podem ser diagnosticados em estágios mais avançados da doença. Por isso, é fundamental estar atento às alterações do corpo e, se notar algo diferente nas mamas, procurar um médico para avaliação. 

É importante lembrar que quanto mais cedo o câncer de mama for detectado, maiores serão as chances de cura.


Quais são as causas do câncer de mama masculino? 

Grande parte dos casos de câncer de mama masculino ocorrem devido à mutação do gene BRCA 2 e BRCA 1. Por isso, é importante solicitar a avaliação oncogenética do paciente.  

Em casos nos quais não são encontradas essas mutações, as causas geralmente são de origem esporádica. 

Como é feito o diagnóstico do câncer de mama em homens? 

Geralmente, os homens fazem os mesmos exames que as mulheres: mamografia, ultrassom de mamas e ressonância magnética de mamas.  

O diagnóstico é confirmado por meio da biópsia do nódulo e análise do patologista. 

 

Agendar exame

 

Homens podem fazer mamografia? 

Sim, homens podem fazer mamografia. A diferença é que o exame é prescrito apenas quando o paciente palpa algo diferente nas mamas. No caso das mulheres, a mamografia é um exame de rotina para rastreamento precoce. 

Qual é o tratamento para câncer de mama masculino? 

O tratamento do câncer de mama masculino é feito por meio da cirurgia de mama. Além disso, é avaliada a necessidade de quimioterapia e radioterapia para cada caso. Se o tumor tiver receptor de estrogênio positivo, também é realizada a hormonioterapia.    

Em caso de suspeita, agende online, através do Nav Dasa, seus exames no Laboratório Exame. Você pode escolher o melhor dia, horário e unidade para fazer seus exames com qualidade e confiabilidade.

 

Agendar exame