O eletrocardiograma, ou ECG, é um dos exames realizados para a avaliação da saúde cardiovascular. Com ele, é possível identificar anormalidades do ritmo cardíaco, presença de arritmias, hipertrofias e ate o infarto do miocárdio.
Pode ser utilizado também para avaliar a melhora ou piora de doenças e a eficácia de medicamentos para arritmia ou marca-passos.
O que é e para que serve o eletrocardiograma?
É um exame solicitado para avaliar a atividade elétrica do coração através de eletrodos fixados na pele. Seu objetivo é detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto (bpm), consequentemente é possível diagnosticar diversas complicações, como: doenças genéticas, infarto do miocárdio, aumento de cavidades cardíacas, hipertrofia das câmaras cardíacas, distúrbios na condução elétrica do órgão e doenças coronarianas.
Além disso, o exame também faz parte do check up de saúde do coração no caso de outras condições presentes, tais como hipertensão, colesterol alto, diabetes e histórico familiar de doença cardíaca, além de ser muito importante para pessoas que iniciarão a pratica de atividade física.
Como o exame é feito?
Para realizá-lo, o paciente é orientado a se deitar por 5 minutos antes do início do procedimento. Após o tempo de repouso, o profissional responsável irá colar os eletrodos na região frontal do peito, nos punhos e nos tornozelos. A fim de auxiliar na melhor captação da medida, utiliza-se um gel sob os dispositivos.
Quando fazer o exame ECG?
O exame deve ser feito como rotina, antes da pratica de atividade física e na presença de suspeita de doenças cardiovasculares. Em alguns casos, o ECG pode ser obrigatório em exames admissionais e demissionais.
Para pacientes que tenham dispositivos implantados no coração, como o marca-passos, a ECG serve para monitorar se está correndo tudo bem.
Periodicidade
Recomenda-se que mulheres a partir dos 50 anos e homens a partir dos 40 anos façam o ECG todos os anos. Para pessoas com fatores de risco como obesidade, hipertensão, diabetes e dislipidemia, esse inicio deve ser mais precoce
A partir deste exame, pode ser solicitado teste de esforço para avaliar a aptidão do paciente em realizar determinadas atividades, como começar a academia.
Preparo para o exame
Para maior qualidade nos resultados, é solicitado que o paciente não vá ao laboratório utilizando joias no pescoço, braços ou pulso. Caso haja muitos pelos na região do tórax, pode ser necessário retirar. Além disso, não é recomendado praticar exercícios físicos momentos antes do exame.
Contraindicações
Não há contraindicações para o ECG, porém, o resultado pode não ser assertivo caso o paciente apresente dificuldades em ficar parado.
Tempo de duração do exame
Normalmente é um exame simples, indolor e rápido, demorando de 5 a 10 minutos para ser concluído.
Como é o resultado do eletrocardiograma?
O resultado do exame é dado como normal ou anormal. O ECG é um registro do momento, ou seja, sua interpretação deve ser cautelosa e sempre realizada por um profissional habilitado.
Caso o resultado seja anormal, pode ser necessário complementar a avaliação com outros exames como o teste de esforço e o ecocardiograma.
É importante dizer que um resultado normal não exclui completamente a presença de doenças cardíacas, sendo extremamente necessário a avaliação do resultado com um profissional.
Eletrocardiograma normal
O exame possui parâmetros que variam pelo sexo, idade e comorbidades. O eletrocardiograma normal demonstra que naquele momento o ritmo e frequência de batimentos do coração estão normais.
Eletrocardiograma anormal
Eletrocardiograma anormal identifica variações do ritmo cardiaco, frequencia cardiaca ou dos pulsos elétricos no coração podendo sugerir alterações de vascularizaçao ( infarto por exemplo) ou congenitas.
Onde fazer o exame?
Escolha a melhor unidade do laboratório Exame para fazer o exame eletrocardiograma com segurança e qualidade nos resultados.