O exame de hemoglobina glicada, também conhecido como A1c ou HbA1c, é um dos exames disponíveis na hora de investigar o diabetes. É um exame muito prático, pois não necessita de jejum. A hemoglobina é uma proteína localizada nos glóbulos vermelhos do sangue, responsável por transportar oxigênio aos tecidos. A hemoglobina glicada é uma porção dessa hemoglobina que circula no sangue ligada à glicose. Segundo o Ministério da Saúde, em 10 anos, o número de brasileiros com diabetes aumentou em 61,8%. Entenda melhor o que é o exame de hemoglobina glicada e sua importância.
O QUE É HEMOGLOBINA GLICADA E PARA QUE SERVE?
A hemoglobina glicada é um exame capaz de refletir os níveis de açúcar presentes no sangue. Diferentemente da dosagem da glicose no sangue, que dosa a glicose naquele determinado momento em que o sangue foi coletado, a hemoglobina glicada reflete como estiveram os níveis da glicose nos últimos 3 meses. Por isto, o exame pode ser usado para avaliar o controle do diabetes já existente, e para diagnosticar a tendência a apresentar diabetes no futuro e o diabetes em pacientes que ainda não sabem que têm a doença.
QUAL É O VALOR NORMAL DA HEMOGLOBINA GLICADA?
O valor normal da hemoglobina glicada (HbA1c) para a maioria das pessoas é abaixo de 5,7%. Aqui está um resumo dos intervalos de valores: Abaixo de 5,7%: saudável.
Entre 5,7% e 6,4%: indica a tendência a apresentar diabetes no futuro. 6,5% ou mais: diagnóstico de diabetes.
É muito importante ressaltar que são necessárias duas dosagens alteradas para o diagnóstico. A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) recomenda que o diagnóstico de diabetes seja estabelecido se houver a dosagem da glicose em jejum maior ou igual a 126 mg/dl e a hemoglobina glicada maior ou igual a 6,5%, simultaneamente. Para pessoas com diabetes, o objetivo do tratamento, geralmente, é manter a HbA1c abaixo de 7%. Esse valor pode variar dependendo da idade do indivíduo e das recomendações médicas.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE EXAME DE GLICOSE E HEMOGLOBINA GLICADA?
Exame de glicose: serve para avaliar os níveis glicêmicos na hora do teste. Hemoglobina glicada: serve para avaliar os níveis glicêmicos dos últimos 3 meses e analisar o controle do diabetes. Ambos os exames servem para diagnosticar o diabetes ou o pré-diabetes.
O QUE FAZER PARA BAIXAR A HEMOGLOBINA GLICADA?
Para baixar a hemoglobina glicada, que reflete o controle do açúcar no sangue nos últimos dois a três meses, é importante consultar um médico e seguir as orientações dadas por ele. Algumas medidas comumente adotadas incluem:
- Alimentação balanceada: dieta rica em vegetais, fibras, proteínas magras e carboidratos complexos. Esses alimentos são capazes de auxiliar a diminuir os níveis de açúcar no sangue. Importante evitar alimentos ricos em açúcares e carboidratos refinados. A programação da alimentação deve ser realizada sem o acompanhamento do médico e do nutricionista.
- Atividade física regular: segundo a SBD, os exercícios regulares para pessoas com diabetes são importantes, mas devem ser individualizados em função do risco cardiovascular, especialmente no caso de exercícios mais intensos. É necessária uma avaliação médica antes de serem iniciados. Idealmente os exercícios devem ser acompanhados por um profissional de educação física.
- Monitoramento da glicose: acompanhar os níveis de glicose e de hemoglobina glicada no sangue regularmente. O período de realização dos exames será definido pelo médico.
- Medicação adequada: seguir as orientações médicas para o uso de medicamentos antidiabéticos ou de insulina. Ajustes na medicação podem ser necessários para melhorar o controle glicêmico, e há vários tipos de medicações disponíveis, mas somente podem ser prescritas pelo médico.
- Controle do peso: manter um peso saudável, já que o excesso de peso pode dificultar o controle da glicose no sangue.
Seguindo essas práticas, é possível reduzir os níveis de hemoglobina glicada e melhorar o controle do diabetes.
QUAL O MELHOR RESULTADO PARA HEMOGLOBINA GLICADA?
Quando o resultado está de 4,5 a 5,6%, significa que os níveis de hemoglobina glicada estão normais, o que é o ideal.
COMO FUNCIONA O EXAME DE HEMOGLOBINA GLICADA NO LABORATÓRIO?
PRÉ-REQUISITOS
Não há nenhum pré-requisito para realizar a coleta do exame.
JEJUM É NECESSÁRIO?
Para realizar o exame de hemoglobina glicada o jejum não é necessário.
PREPARO PARA O EXAME
O exame de hemoglobina glicada não exige nenhum tipo de preparo prévio.
CONTRAINDICAÇÕES
O exame não possui contraindicações.
TEMPO DE DURAÇÃO
O tempo de duração é curto, levando de 5 a 10 minutos para a coleta.
PERIODICIDADE DO EXAME DE HEMOGLOBINA GLICADA
Para controle de rotina, após o rastreamento inicial para diabetes, pessoas com glicose em jejum e hemoglobina glicada normais, e menos de 3 fatores de risco para diabetes devem ser reavaliadas após 3 anos. Mas, se houver 3 fatores de risco ou mais para diabetes, a pessoa deve ser reavaliada após 1 ano. Exemplos de fatores de risco para diabetes:
- Pessoas com mais de 35 anos
- Pessoas com menos de 35 anos, mas que tenham sobrepeso ou obesidade, e mais um dos fatores de risco para diabetes (parente de primeiro grau com diabetes, doença cardiovascular, pressão alta, algumas alterações das gorduras no sangue, sedentarismo etc)
- Glicose e/ou hemoglobina glicada alteradas em exame prévio
- Diabetes gestacional prévio ou recém-nascido grande para idade gestacional
Para pessoas que possuem a doença, o médico avaliará o melhor intervalo para a coleta.
ONDE FAZER O EXAME DE HEMOGLOBINA GLICADA EM BRASÍLIA
Para obter mais informações sobre o exame, consultar preços e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta clicar no link abaixo e acessar nossa plataforma de agendamento online.
Sabia que você pode fazer esse exame em casa sem pagar por taxa de deslocamento?
Com o atendimento domiciliar, o Laboratório Exame vai até você! Faça seus exames no conforto da sua casa sem precisar se deslocar até nossas unidades, e ainda com cobertura de planos de saúde.
Autora: Dra. Rosita Fontes, assessorra médica em endocrinologia da Dasa
Publicado em 14/08/2020 - atualizado em 05/09/2024