Exame de próstata: tire suas dúvidas e saiba quando fazer

Homem

O exame de próstata é um grande auxiliador na identificação de câncer de próstata, que é a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil (sendo o câncer de pele não-melanoma a primeira).

Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que houve 68.220 novos casos da doença só em 2018. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens.

O que é o exame de próstata e para que serve?

O exame de próstata consiste em avaliar se há alterações presentes na glândula. Os exames mais indicados são o de toque retal e análise sanguínea do PSA.

Se houver alterações nesses exames, o médico especialista poderá solicitar outros, como medição do jato de urina e ultrassonografia transretal, para melhor investigação de tumores que podem ser malignos e evoluírem para câncer.

Como é feito o exame de próstata?

O exame de PSA é realizado através de coleta de uma amostra do sangue venoso, que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata, o Antígeno Prostático Específico (PSA). Com ele, é possível investigar a possibilidade de câncer de próstata, hiperplasia prostática benigna e a prostatite, que é a inflamação da próstata. 

Já o exame de toque retal é realizado em consulta com urologista ou proctologista. Consiste na introdução do dedo indicador do médico especialista, protegido por luva de látex e lubrificado, no ânus do paciente. É um exame rápido e indolor capaz de detectar complicações como coloproctologista, fissura anal, hemorróidas ou nódulos. Ele deve ser sempre realizado para o rastreio de câncer de próstata.

Pré-requisitos para o exame de próstata

O pré-requisito para realizar o exame de próstata é ter no mínimo 40 anos de idade, especialmente quando há histórico familiar da doença. 

Preparo 

Para realizar o exame de PSA é recomendado que o paciente evite prática de esportes intensivos nas 72 horas que antecedem a coleta. Também é recomendado não ter realizado o exame de toque retal durante esse período pois pode dar alteração no valor do PSA. 

Para o teste de toque retal não é necessário nenhum tipo de preparo específico.

Contraindicações

Não há contraindicações para realizar o exame de próstata.

Tempo de duração

Os exames de próstata geralmente são rápidos e indolores, demorando de 10 a 15 minutos para realizá-lo.

Periodicidade do exame

O exame de próstata deve ser realizado anualmente por homens com mais de 40 anos de idade.

Quais fatores de risco do câncer de próstata?

Alguns fatores de risco podem aumentar as chances de desenvolver o câncer de próstata. Entenda:

  • Idade: o risco do câncer aumenta com o avançar da idade. Sendo mais comum em homens com mais de 55 anos. 

  • Histórico de câncer na família: a hereditariedade é um fator de risco importante a se observar e fazem parte do grupo de risco.

  • Obesidade: estudos mostram que pacientes obesos possuem maior risco de desenvolver o câncer de próstata.

Qual idade para fazer exame próstata?

É recomendado realizar o exame de próstata a partir de 40 anos de idade.

É possível ter câncer de próstata antes dos 40 anos?

Sim, embora seja raro, é possível ter câncer de próstata antes dos 40 anos. É importante lembrar que a hereditariedade é um dos principais fatores de risco para a doença, portanto, recomenda-se procurar um urologista que auxiliará na melhor idade para iniciar os preventivos.

Tipos de exame de próstata:

Além dos dois exames mais comuns de próstata, que são o exame de sangue de PSA e o toque retal, existem outros tipos de preventivos capazes de identificar complicações na glândula, conheça:

Ultrassonografia transretal

 A ultrassonografia transretal é um exame invasivo que consiste em avaliar o tamanho da glândula e identificar possíveis alterações em sua estrutura. O exame permite a identificação do câncer em seu estágio inicial.

Medição do jato de urina

O exame serve para analisar a força do jato e a quantidade de urina em cada micção. Como isso é possível observar se há alterações na urina, o que pode indicar complicações.

Exame de urina de laboratório

O exame de urina de laboratório, PCA3 como é chamado, mostra a agressividade do tumor cancerígeno e auxilia na escolha do tratamento.

Biópsia

A biópsia é um exame confirmatório que pode identificar tanto tumores benignos quanto malignos. É necessária a retirada de um pequeno pedaço da glândula para enviar para análise em laboratório. 

Preço do exame de próstata no laboratório

O preço do exame de próstata varia de acordo com a unidade escolhida para realizá-lo. Consulte através do Atendimento ao Cliente: (61) 4004 3883

Saiba mais: Hemoglobina Glicada