Exame NIPT: A importância do teste Pré-natal não invasivo

Nipt

 

O NIPT é um teste genético pré-natal que tem a capacidade de analisar o DNA fetal e o materno. O objetivo do exame é diagnosticar possíveis alterações cromossômicas no feto e avaliar a saúde do bebê. O procedimento é muito simples e não oferece qualquer risco para a mãe e a criança.

Entenda abaixo a importância de realizar esse exame e tire suas principais dúvidas sobre o assunto.

O que é o exame NIPT e para que serve?

O NIPT é um exame de sangue simples que serve para avaliar possíveis alterações cromossômicas do feto, como a síndrome de Down, síndrome de Edwards, síndrome de Patau e as alterações dos cromossomos sexuais: síndrome de Turner, síndrome de Klinefelter.

O exame é responsável por diferenciar o DNA fetal e materno, possibilitando vantagens clínicas exclusivas, com qualidade e precisão no resultado.

Além disso, o exame serve também para descobrir o sexo do bebê e detectar condições que outros testes não podem, incluindo gravidez molar, triploidia e gêmeos desaparecidos.

 

Quem deve realizar o exame NIPT?

O exame de NIPT é recomendado para mulheres grávida acima dos 35 anos; gestantes com histórico de gravidez afetada com aneuploidia; gestações em que o pai ou a mãe tenham translocação robertsoniana e pacientes com triagem sérica positiva no primeiro ou segundo trimestre de gestação.

O médico responsável deverá recomendar o exame de acordo com a necessidade de cada paciente.

Tipos de exame pré-natal não invasivo:

Conheça os dois tipos de exame pré-natal não invasivos:

NIPT Básico

Além de avaliar as mesmas coisas do NIPT básico, o NIPT ampliado também avalia as microdeleções, que podem ocorrer em gestantes de qualquer idade.

NIPT Ampliado (Expandido)

O NIPT básico rastreia as aneuploidias em todos os cromossomos, triploidia e o sexo do bebê.

Como funciona o teste pré-natal?

O exame é feito através de coleta do sangue venoso. O DNA é coletado e isolado do sangue materno e amplificado utilizando-se da técnica de PCR.

Que cuidados a gestante deve ter ao realizar o exame NIPT?

O exame de NIPT é solicitado para avaliar a saúde do feto e possíveis alterações que possam ocorrer durante a gestação. Deve ser realizado de acordo com a indicação médica. É um exame seguro e simples que não exige muitos cuidados especiais.

Por que fazer o NIPT?

É um exame pré-natal que tem como objetivo avaliar a saúde do feto. Esse exame é capaz de detectar mais de 99% dos casos de Síndrome de Down e possui uma taxa de diagnósticos falsos-negativos muito baixa.

Quais doenças relacionadas a esse exame?

As doenças que o NIPT detecta são:

  • Trissomia do cromossomo 21 (síndrome de Down);

  • Trissomia do 18 (síndrome de Edwards);

  • Trissomia do 13 (síndrome de Patau);

  • Alterações dos cromossomos sexuais: monossomia do X (síndrome de Turner), XXY (síndrome de Klinefelter), XXX (síndrome do triplo X) e XYY (síndrome de Jacobs).

Valores do resultado de NIPT e como interpretá-los

Os resultados do exame de NIPT pode variar entre dois tipos:

 Positivo: significa que a criança muito provavelmente terá Síndrome de Down. O médico poderá solicitar outro teste para confirmar.

Negativo: o resultado mostra que é muito pouco provável da criança desenvolver Síndrome de Down.

 Também há a possibilidade de o exame mostrar que não é possível nenhuma conclusão por haver poucos cf-fDNA a serem testados. O médico poderá solicitar a repetição do exame mais tarde.

 

Precisa fazer exames de sangue? Faça conosco!