O NIPT é um teste genético pré-natal que tem a capacidade de analisar o DNA fetal e o materno. O objetivo do exame é diagnosticar possíveis alterações cromossômicas no feto e avaliar a saúde do bebê. O procedimento é muito simples e não oferece qualquer risco para a mãe e a criança.
Entenda abaixo a importância de realizar esse exame e tire suas principais dúvidas sobre o assunto.
O que é o exame NIPT e para que serve?
O NIPT é um exame de sangue simples que serve para avaliar possíveis alterações cromossômicas do feto, como a síndrome de Down, síndrome de Edwards, síndrome de Patau e as alterações dos cromossomos sexuais: síndrome de Turner, síndrome de Klinefelter.
O exame é responsável por diferenciar o DNA fetal e materno, possibilitando vantagens clínicas exclusivas, com qualidade e precisão no resultado.
Além disso, o exame serve também para descobrir o sexo do bebê e detectar condições que outros testes não podem, incluindo gravidez, triploidia e gêmeos desaparecidos.
Quem deve realizar o exame NIPT?
O exame de NIPT é recomendado para mulheres grávida acima dos 35 anos; gestantes com histórico de gravidez afetada com aneuploidia; gestações em que o pai ou a mãe tenham translocação robertsoniana e pacientes com triagem sérica positiva no primeiro ou segundo trimestre de gestação.
O médico responsável deverá recomendar o exame de acordo com a necessidade de cada paciente.
Tipos de exame pré-natal não invasivo:
Conheça os dois tipos de exame pré-natal não invasivos:
NIPT Básico
O teste pré-natal não invasivo (NIPT) é um exame de triagem que identifica o risco para as principais cromossomopatias (síndrome de Down, Patau e Edwards, Turner e Klinefelter).
NIPT Ampliado (Expandido)
Este é um exame de triagem que identifica o risco para as principais cromossomopatias ( Síndrome de Down, Patau e Edwards, Turner e Klinefelter), identifica o sexo do bebê, mesmo em gestação de gêmeos, e na versão expandida identifica também o risco para as Síndromes de Prader- Willi, Angelman, Cri du chat, DiGeorge e 1p36.
Como funciona o teste pré-natal?
O exame é feito através de coleta do sangue venoso. O DNA é coletado e isolado do sangue materno e amplificado utilizando-se da técnica de PCR.
Que cuidados a gestante deve ter ao realizar o exame NIPT?
O exame de NIPT é solicitado para avaliar a saúde do feto e possíveis alterações que possam ocorrer durante a gestação. Deve ser realizado de acordo com a indicação médica. É um exame seguro e simples que não exige muitos cuidados especiais.
Por que fazer o NIPT?
É um exame pré-natal que tem como objetivo avaliar a saúde do feto. Esse exame é capaz de detectar mais de 99% dos casos de Síndrome de Down e possui uma taxa de diagnósticos falsos-negativos muito baixa.
Quais doenças relacionadas a esse exame?
As doenças que o NIPT detecta são:
-
Trissomia do cromossomo 21 (síndrome de Down);
-
Trissomia do 18 (síndrome de Edwards);
-
Trissomia do 13 (síndrome de Patau);
-
Alterações dos cromossomos sexuais: monossomia do X (síndrome de Turner), XXY (síndrome de Klinefelter), XXX (síndrome do triplo X) e XYY (síndrome de Jacobs).