Meningite Meningocócica: prevenção, causas e sintomas

meningite meningococica

 

Autora: Dra. Fabianna Bahia, Infectologista

 

Agendar Vacina
 

De 1.500 a 3.000 pessoas são acometidas todos os anos pela meningite meningocócica, de acordo com dados da SBIM (Sociedade Brasileira de Imunizações). Uma doença grave que pode ser fatal.

Por isso, conhecer as causas, os sintomas e as formas de prevenção é o melhor caminho contra a infecção. Continue a leitura e saiba mais sobre tudo isso a partir de agora. 

 

O que é a meningite meningocócica? 

É uma infecção grave nas meninges (membrana que reveste o sistema nervoso central) altamente contagiosa. Apesar de acometer principalmente crianças menores de cinco anos, a meningite meningocócica pode afetar pessoas de todas as idades. 

 

Causas da meningite meningocócica 

A meningite meningocócica é causada por uma bactéria chamada Neisseria meningitidis, também conhecida como meningococo. Essa transmissão ocorre por meio de secreções respiratórias, como tosse, espirros e beijos, passadas de uma pessoa infectada para outra. 

 

Sintomas da meningite meningocócica 

Os principais sintomas da meningite meningocócica são:

  • Dor de cabeça 

  • Febre  

  • Vômitos 

  • Rigidez no pescoço  

  • Confusão mental 

 

Formas de prevenir a meningite meningocócica 

As formas de contaminação ocorrem pela via respiratória, por meio de secreções respiratórias e saliva, com contato próximo e prolongado com uma pessoa doente.

Por isso, além de evitar o contato, a melhor forma de prevenir a meningite meningocócica é por meio da imunização com vacinas seguras e eficazes que ajudam a prevenir a meningite por esta bactéria. 

 

Agendar Vacina
 
 

Tipos de vacinas contra meningite 

Atualmente, há três tipos de vacinas disponíveis já que existem diferentes sorogrupos, ou seja, grupos de microrganismos caracterizados por um antígeno (substância estranha ao organismo) em comum que causam a meningite: 
 

Para quem as vacinas meningocócicas são indicadas? 

O calendário nacional de vacinação, do Ministério da Saúde, recomenda a vacinação para crianças e adolescentes e imunossuprimidos. 

 

Agendar Vacina