Autora: Dra. Rosita Fontes - médica endocrinologista
Reumatismo não é uma doença específica, e sim um termo popularmente utilizado para falar de várias doenças diferentes. Embora cada doença reumática tenha suas causas e seus sintomas específicos, é comum que esses pacientes apresentem dor nas articulações.
O que é reumatismo?
Reumatismo é um termo genérico empregado para se referir a várias doenças que afetam as articulações, os ligamentos, os tendões musculares, os músculos e o esqueleto.
O que pode causar reumatismo?
As causas do reumatismo são diversas. As doenças reumáticas podem ter relação com:
-
Infecções;
-
Condições autoimunes;
-
Processos degenerativos;
-
Traumatismos (lesões).
Além disso, o surgimento desses quadros é influenciado por fatores genéticos, pelo estilo de vida e pelas características de cada um.
Também é importante dizer que o reumatismo não acomete apenas idosos. Indivíduos de qualquer idade podem apresentar essas doenças.
Quais são os sintomas de reumatismo?
Os sintomas de reumatismo variam de acordo com a doença, mas, de forma geral, incluem:
-
Dor em uma ou mais articulações que persiste por semanas;
-
Inflamação nas articulações, que ficam vermelhas e inchadas;
-
Deformidade da área afetada;
-
Limitação dos movimentos.
Quais são as doenças reumáticas mais comuns?
Existem centenas de doenças reumáticas. A mais frequente é artrose – inclusive, muitas vezes, os leigos utilizam o termo “reumatismo” para se referir especificamente à artrose. Esse quadro é degenerativo e atinge as articulações, afetando principalmente idosos e mulheres.
Outra doença reumática frequente é a artrite reumatoide, que é uma condição autoimune.
Além da artrose e da artrite reumatoide, outras doenças reumáticas comuns são:
-
Artrites em geral;
-
Fibromialgia;
-
Gota;
-
Lúpus eritematoso sistêmico;
-
Tendinite.
Como é feito o diagnóstico do reumatismo?
As doenças reumáticas são diagnosticadas com base na história do paciente, no exame físico feito pelo médico e em exames complementares.
O médico pode solicitar tanto exames de imagem (radiografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada, por exemplo) como exames de sangue.
O tratamento, assim como o diagnóstico, varia conforme o caso. A depender da causa e da evolução da doença, as abordagens terapêuticas podem utilizar analgésicos, anti-inflamatórios, corticoides, imunossupressores, procedimentos intra-articulares, cirurgias e sessões de fisioterapia.
Qual médico procurar?
O médico especializado em doenças reumáticas é o reumatologista.
O reumatologista é justamente o profissional responsável por diagnosticar e orientar o tratamento para diversas condições que podem acometer o tecido conjuntivo.