Sexagem fetal: como funciona o exame que descobre o sexo do bebê

sexagem fetal

 

Autor: Ciro Martinhago, médico geneticista da Dasa Genômica

 

O exame de sexagem fetal é capaz de identificar ainda nas primeiras semanas de gestação se o bebê é menino ou menina. É um exame simples, feito com uma amostra de sangue da mãe  e que tem altas taxas de precisão. Para saber mais sobre como ele é feito, continue a leitura. 

Agendar Exame

 

O que é o exame de sexagem fetal? 

A sexagem fetal é um exame não invasivo realizado para detectar, ainda nas primeiras semanas de gestação, qual o sexo do bebê.  

Sexagem fetal: como o exame é feito? 

O exame de sexagem fetal é feito por meio de uma amostra de sangue simples da mulher, que contém traços de DNA do bebê. Esse material é então analisado por meio de biologia molecular, um procedimento bastante sensível e preciso.  

A análise busca traços do cromossomo Y no sangue da mãe. No sexo feminino, existem apenas cromossomos X no organismo; já os homens possuem X e Y.  

Portanto, se existirem traços de Y no sangue materno, significa que o feto é menino. Mas, na ausência dele, por exclusão, conclui-se que o bebê é do sexo feminino.  

Qual o período mais indicado para realizar o exame de sexagem fetal? 

O recomendado é que o exame seja feito a partir da 8ª semana de gestação. 

Agendar Exame

 

Sexagem fetal também funciona para gestação de gêmeos? 

Depende. Quando o exame detecta a presença de cromossomo Y no sangue materno, é possível dizer que ao menos um dos bebês é do sexo masculino.  

Já na ausência desse material genético, ou seja, se houver apenas cromossomos X na corrente sanguínea da mãe, conclui-se que os bebês são do sexo feminino.  

Quais são os exames para descobrir o sexo do bebê e o diferencial da sexagem fetal? 

Os exames comumente utilizados para ver o sexo do bebê durante a gestação são: 

  • Ultrassom morfológico: exame de imagem feito de forma rotineira durante a gravidez, mas que só consegue identificar o sexo do bebê a partir do terceiro mês. 

  • Ultrassom do tubérculo genital fetal: ultrassonografia que olha especificamente para a parte genital do bebê. 

  • Teste de urina: já existe opção de teste de farmácia, semelhante aos de gravidez, para detectar o sexo do bebê por meio de amostra de urina.  

O grande diferencial do exame de sexagem fetal, além da sua precisão de 99%, é a precocidade: ele pode ser feito a partir da 8ª semana de gestação, antecipando assim todo o ritual de boas-vindas do bebê e ainda permitindo aos pais aproveitarem ainda mais esse momento tão especial na vida da família.  

Qual a margem de erro para o exame? 

A probabilidade de acerto do exame é de 99%. 

Em quanto tempo sai o resultado? 

Em média, o resultado do exame de sexagem fetal é liberado em três dias. Mas isso deve ser confirmado durante o agendamento ou no dia da coleta no material. 

Agendar Exame