Teste de Anticorpos Neutralizantes de COVID-19: Entenda para quem é indicado

Anticorpos Neutralizantes: Para que serve o teste para COVID-19?

 

O teste de anticorpos neutralizantes para Coronavírus está disponível no Exame e é uma ótima opção para aqueles que desejam saber se já foram expostos anteriormente ao vírus SARS-CoV-2 e quais são os níveis destes anticorpos que estão presentes no organismo.

Consiste em uma coleta simples e é indicado para pessoas que acreditam já ter tido COVID-19 ou exposição ao Coronavírus há mais de 21 dias.

O que são anticorpos neutralizantes?

O anticorpo neutralizante é o anticorpo capaz de bloquear a entrada do vírus nas  células. 

Para que serve o teste de Anticorpos Neutralizantes para coronavírus?

O teste de anticorpos neutralizantes foi aprovado pela Anvisa e FDA e validado internamente pela Dasa. Ele tem como objetivo analisar se o indivíduo possui anticorpos capazes de neutralizar a entrada do SARS-CoV nas células, podendo evitar a replicação viral e, consequentemente, o adoecimento. Porém, hoje não se sabe ainda qual é o nível de anticorpos necessário para evitar o adoecimento.

Como o exame é feito?

O exame é realizado através de uma simples coleta de sangue. A amostra é levada para análise em laboratório, onde é utilizado um reagente que imita a estrutura do receptor que o vírus usa para se ligar e entrar na célula humana, sendo assim capaz de analisar especificamente se há presença de anticorpos neutralizantes e a quantidade deles no organismo.

O que é possível detectar com o teste?

É um teste para COVID-19 responsável por identificar a presença de anticorpos neutralizantes anti-SARS-CoV-2 no organismo após infecção natural ou após a vacinação.

Para quem é indicado?

O exame é indicado para todos aqueles que acreditam que já foram expostos ao SARS-CoV-2 há mais de 21 dias.

Quais as vantagens?

As principais vantagens do teste de anticorpos neutralizantes são:

  • Alta Sensibilidade: 98,7% em pacientes com mais de 14 dias desde o início dos sintomas.

  • Alta Especificidade: 96,5%

  • Concordância versus ensaio de neutralização VNT: 100%, quando utilizado a limiar de reatividade de 20% como taxa de inibição para o resultado do teste.

É necessário pedido médico para agendar?

O pedido médico só é necessário caso o exame seja feito via convênio médico. Se for particular, o pedido não é necessário.

Qual a diferença entre o teste de anticorpos neutralizantes e o RT-PCR?

O exame RT-PCR é altamente eficaz na hora de identificar a presença da infecção ativa no organismo e não é capaz de identificar a presença de anticorpos no organismo após a infecção. Já o teste de anticorpos neutralizantes, assim como os demais exames sorológicos, é responsável por detectar a imunidade conferida após a infecção ativa ou vacinação.

Agendamento e prazo de resultados

O agendamento só é necessário em casos sintomáticos, mas este teste não é indicado para pessoas que estejam com suspeita de infecção atual. Já para os assintomáticos, o agendamento não é necessário e o teste será coletado por ordem de chegada.

O prazo para o resultado do exame é de 5 dias úteis.