Teste do Pezinho - Prevenção e qualidade de vida para o bebê

teste do pezinho

O Teste do Pezinho é um exame amplamente reconhecido pela eficácia na prevenção de morbidade e mortalidade, além de excelente custo benefício. Com o uso de técnicas mais modernas, é possível rastrear precocemente dezenas de doenças, inclusive as mais graves.

A Triagem Neonatal foi estabelecida como política federal de saúde pública no Brasil desde a década de 90 e consolidada através do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) em 2001.

 

A agilidade de resposta é essencial

O núcleo técnico do Exame Imagem e Laboratório conta com os benefícios da automação e de equipamentos desenvolvidos especialmente para atender a programas de triagem com elevada demanda.

Isso acontece desde a recepção da amostra, que é lida por sensores que permitem escolher as melhores áreas do papel-filtro para o picote, até o preparo das placas e o interfaceamento com todo o parque técnico, reduzindo o risco de introdução de erro humano e aumentando a velocidade de liberação dos laudos.

Resultados alterados são imediatamente comunicados, sem retenção do laudo aguardando nova coleta.

 

Teste do pezinho

 

Especialização e alta qualidade

Na execução dos testes, contamos com uma equipe multiprofissional de especialistas nas técnicas em uso e com o suporte dos fornecedores-parceiros, referências internacionais em Triagem Neonatal. Os equipamentos utilizados correspondem às melhores metodologias recomendadas e o setor é continuamente aprovado pelo rigoroso programa de controle de qualidade externo do CDC (Center for Disease Control).

Parte essencial da busca pela qualidade em padrões internacionais é a possibilidade da coleta precoce e a redução do tempo necessário até a liberação do laudo. O uso da espectrometria de massas (MS/MS) possibilita a coleta do Teste do Pezinho nas primeiras 48 horas de vida, condizente com os objetivos de tempo até diagnóstico estabelecidos pela HRSA.

Nossa triagem para hemoglobinopatias hereditárias utiliza a metodologia HPLC, liberando em laudo tanto os resultados normais (HbFA) quanto todas as variantes detectadas pelo método, sendo mais um diferencial em relação ao oferecido pela maior parte do mercado.

 

Perfis

Hoje é habitual o uso de perfis na prescrição da Triagem Neonatal para facilitar o uso pelo médico prescritor e padronizar os pedidos dentro da orientação de órgãos reguladores.

Sempre atento ao mercado, o Exame disponibiliza o acesso também a diferentes perfis, capazes de atender desde o PNTN até as diretrizes da Health Resources & Services Administration (HRSA-US) e da Academia Americana de Pediatria.

Conheça os perfis de Teste do Pezinho elaborados especialmente para as suas necessidades:

Teste do pezinho

 

 

 

Outros exames

O Exame realiza também exames isolados, são eles:

17-alfa-hidroxiprogesterona neonatal

Atividade de biotinidase quantitativo neonatal

Pesquisa de Hemoglobinopatias

Cromatografia de aminoácidos qualitativo neonatal

Dosagem de fenilalanina

Galactose total neonatal

Toxoplasmose IGM neonatal

Tiroxina (T4) neonatal

G6PD neonatal

TSH neonatal

Tripsina imunorreativa neonatal

PERFIL DE ACILCARNITINAS QUANTITATIVO - TANDEM   

TRIAGEM NEONATAL - PAINEL TANDEM QUALITATIVO   

SCID (Trecs & Krecs)

TRIAGEM P/ATROFIA MUSCULAR ESPINHAL AME/SMA P/PCR

 

Para maiores informações e agendamentos, entre em contato com nosso

Núcleo de Atendimento ao Cliente: (61) 4004-3883.