A tomografia computadorizada é um exame de imagem não invasivo que utiliza a junção do equipamento do Raio-X com computadores programados capazes de produzir imagens de altíssima qualidade dos órgãos internos.
Por combinar a imagem de múltiplos raio-x, esse exame oferece um estudo muito mais detalhado do que uma radiografia comum. É utilizado para o estudo de diversas partes do corpo e pode diagnosticar diversos tumores.
Para que serve a tomografia?
O exame de tomografia tem a finalidade de explorar, através de imagens de alta resolução, diferentes partes do corpo: ossos, fígado, cérebro, ovários, rins, pâncreas, pulmões, vias biliares e pleura.
É muito útil no diagnóstico de doenças, como: acidentes vasculares cerebrais (AVC), embolia pulmonar, pneumonia, aneurismas, edema cerebral, derrame pleural, fraturas, hemorragias e entre outros. Devido ao grande poder de detalhamento, são capazes de detectar nódulos ainda pequenos que, mais tarde, podem se tornar tumores.
Tipos de tomografia
A tomografia pode explorar muitas partes do corpo e é capaz de realizar diagnósticos de várias doenças e alterações em setores do organismo, sendo a maneira mais eficaz e detalhada para isso.
Tomografia com contraste
Com o uso do contraste, as imagens obtidas no exame de tomografia ficam ainda mais nítidas. O composto pode ser ingerido tanto por via oral quanto por via intravenosa. Os tecidos absorvem esse contraste e isso facilita observar problemas em regiões vascularizadas (por exemplo, um tumor), além de alterações no crânio, coluna, abdome e articulações.
O contraste é a base de iodo e caso o paciente tenha sensibilidade ou alergia a iodo ou mariscos do mar, deve informar ao médico e preencher corretamente o questionário que será entregue antes da realização do exame, para que não haja complicações ao aplicar o produto.
Tomografia do tórax
É um tipo de tomografia que auxilia no diagnóstico de doenças pulmonares e da caixa torácica, região onde fica também o coração. Por isso, também é possível observar anormalidades e doenças cardiovasculares.
As doenças que podem ser detectadas através da tomografia do tórax são:
- Pneumonia;
- Embolia Pulmonar;
- Asma;
- Tuberculose;
- Tumores benignos e malignos;
- Aneurisma;
- Hipertensão Pulmonar;
- Tumores mediastinais (região do mediastino).
Tomografia da coluna
A tomografia da coluna é responsável por examinar ossos, articulações e tecidos moles da coluna lombar, capaz de identificar a presença de tumores, infecções, ferimentos, hérnia e outras complicações. No caso desse exame, é bastante importante que o paciente comunique na clínica que irá realizar o exame se possui alguma doença renal.
Tomografia de crânio
A tomografia de crânio analisa a região do cérebro e caixa craniana e capaz de diagnosticar doenças vasculares, como: Acidente Vascular Cerebral (AVC), tumores, hidrocefalia,Traumatismo Craneano Encefálico (TCE), fratura e malformações.
Como funciona o exame Tomografia Computadorizada (TC)?
O exame TC é realizado por um técnico em radiologia no laboratório. É utilizada uma grande máquina, o tomógrafo, com um túnel redondo no centro por onde atravessa uma mesa de exame estreita que desliza para dentro e para fora do equipamento. Durante essa movimentação, o tubo de raio-x se move em volta do paciente, emitindo feixes de radiação em ângulos precisos. As imagens são combinadas por software, por isso o exame é conhecido como tomografia computadorizada. Dessa forma, as imagens capturadas serão estudadas pelo radiologista posteriormente.
É necessário que o paciente se mantenha imóvel durante o exame, para não ter o risco de as imagens ficarem distorcidas. Em alguns casos, o médico pode pedir para que prenda a respiração em certos períodos, para melhor resultado.
A tomografia computadorizada possui um funcionamento semelhante a outros exames de raios X, mas ela permite obter imagens muito mais detalhadas, uma vez que o aparelho emite diversos feixes de raios X ao mesmo tempo. É um procedimento totalmente indolor e não causa nenhum tipo de desconforto.
Pré-requisitos da tomografia
- O paciente deve chegar com 30 minutos de antecedência do horário agendado.
- Não poderá esquecer o pedido médico solicitando o exame, documentos originais com fotos para realizar o cadastro e preenchimento do questionário antes do exame.
Preparo do exame de tomografia
O preparo varia de acordo com a região do paciente a ser examinada. Quando é necessário o uso de contraste, o paciente deve ficar de jejum por até 8 horas. Para a tomografia realizada, principalmente na área digestiva, pode ser indicado o uso de laxantes ou enema para limpar o intestino. O tempo de jejum pode variar de acordo com o exame solicitado - consulte quando for agendar.
O paciente é orientado a retirar qualquer objeto de metal que possa estar usando, como: sutiã, piercings, brincos, joias e entre outros, pois isso pode distorcer as imagens geradas. Durante a realização do exame, é necessário utilizar uma roupa de algodão.
Caso o paciente porte dispositivos implantados como marca-passo, port-a-cath ou outros, deve informar ao técnico em radiologia. Isso não impedirá a realização do exame, porém novos cuidados serão tomados.
Contraindicações
Sempre consulte as contraindicações específicas do seu exame no momento do agendamento.
- O exame é contraindicado para mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez.
- No caso da tomografia com contraste, para pacientes diabéticos, é necessária a suspensão da Metformina (antidiabético oral).
- O uso de sedativos para a realização do exame é recomendado somente para pacientes inconscientes, desorientados e crianças.
- Pacientes asmáticos ou alérgicos, devem informar ao técnico de radiologia, para analisar a melhor alternativa na realização do exame.
Tempo de duração
O tempo de duração da tomografia computadorizada depende da área a ser analisada e se haverá o uso do contraste. Geralmente, o tempo médio do exame é de 10 a 30 minutos. O resultado muitas vezes pode ser gerado no mesmo dia ou alguns dias depois.
Periodicidade da tomografia
Por ser um exame que utiliza muito mais radiação do que exames de raio-x convencionais, é necessário estar atento à frequência em que é realizado. A alta radioatividade pode se acumular no organismo humano e trazer malefícios, como o câncer.
O Colégio Brasileiro de Radiologia recomenda que seja um exame anual e registre em laudo para controle da exposição de radioatividade.
O exame é indolor e pode ser feito no Laboratório Exame.