Teste de antígeno para Covid-19

Teste de antígeno para Covid-19

O teste de antígeno para Covid-19 é realizado para identificar a infecção atual de coronavírus em indivíduos, quando uma pessoa apresenta sinais ou sintomas consistentes de COVID-19 e também em pacientes assintomáticos que tiveram contato com pessoas com caso positivo.
 

Para que serve o teste de antígeno?

O teste de antígeno é rápido e indolor, capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2, que, se o resultado for positivo, significa infecção viral ativa.  Existem outros tipos de testes para COVID-19, mas o teste de antígeno é o mais rápido em relação aos demais.
 

Teste de antígeno e RT-PCR: Qual a diferença?

Existem certas diferenças entre os testes de COVID-19. Em comparação com o RT-PCR, o teste de antígeno possui menor tempo de resultado, dentro de 1 a 2 horas após a aplicação do teste, além de possuir um menor custo em comparação aos demais.

Além disso, o teste de antígeno possui sensibilidade inferior ao teste de RT-PCR, especialmente em pessoas assintomáticas com cargas virais baixas. No entanto, em pacientes com carga viral elevada, o que costuma ocorrer na fase pré-sintomática, de 1 a 3 dias antes dos sintomas, e na fase sintomática inicial, até do 5º ao 7º dia da doença, a sensibilidade é superior a 90% quando comparada ao teste de RT-PCR.

 

Quem deve realizar o teste de antígeno?

O teste de antígeno é indicado para pessoas com sintomas e suspeita da doença, preferencialmente antes do sétimo dia de sintomas. É muito importante destacar que se a suspeita clínica for alta, ou seja, paciente com sintomas típicos da doença há menos de 7 dias, um teste negativo não é capaz de excluir o diagnóstico e é indicada a complementação com RT-PCR.

Além disso, o teste também pode ser realizado em pessoas sem sintomas (assintomáticas), mas que tiveram contato com pacientes infectados com COVID-19. Em casos como esse, o teste de antígeno pode resultar em um diagnóstico falso-negativo, sendo recomendada a repetição do teste após 72 horas.
 

Existe cobertura do plano de saúde para teste de antígeno?

Não, por enquanto o teste de antígeno está disponível apenas nos serviços privados. 


Como é realizado o exame?

A técnica utilizada para realizar o teste é com amostras de swab (cotonete), o qual será introduzido no nariz até a região conhecida como nasofaringe. O procedimento é indolor, mas é possível existir certo desconforto.


Em quanto tempo recebo os resultados do teste? 

Os dispositivos atualmente autorizados são capazes de serem lidos a partir de 15 minutos após a coleta do exame. O resultado tem o prazo de 1 a 2 horas para ser revelado. 
 

O que esperar dos resultados do teste?

Os testes de antígeno são imunoensaios que detectam a presença de um antígeno viral específico. Há dois resultados possíveis, o positivo, que significa infecção viral ativa e o negativo, onde não é detectada a presença do vírus do organismo.


Nome do exame no Delboni Auriemo

Pesquisa de antígeno para SARS-Cov-2.


Onde fazer o teste de antígeno para coronavírus?

Para realizar o teste de antígeno com segurança e confiabilidade no laboratório Exame, fale conosco