Vacina Meningocócica ACWY: para que serve e quem pode tomar?

A vacina ACWY é importantíssima e confere proteção contra quatro tipos de meningite meningocócica. 


O que é e para que serve a vacina meningocócica ACWY?

A vacina ACWY previne as meningites e as doenças meningocócicas causadas pela bactéria meningococo dos sorogrupos A C, W e Y. A meningite meningocócica é uma forma grave de meningite bacteriana, altamente contagiosa, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, também conhecida como meningococo.

É uma doença de rápida evolução, com altas taxas de sequelas e letalidade, que pode acometer indivíduos de qualquer faixa etária.

Clique aqui para agendar vacina


Para quem a vacina ACWY é indicada?

A vacina ACWY é recomendada nas seguintes situações:

  • Rotina: crianças e adolescentes;
  • Adultos e idosos, dependendo da situação epidemiológica;
  • Viajantes com destino às regiões onde há risco aumentado da doença;
  • Para pessoas de qualquer idade com doenças que aumentem o risco para a doença meningocócica.

 

Do que é feita a vacina?

É uma vacina inativada, que contém antígenos formados por componentes das cápsulas das bactérias (oligossacarídeos) dos sorogrupos A, C, W e Y conjugados a uma proteína que, dependendo do fabricante, pode ser o toxóide tetânico ou o mutante atóxico da toxina diftérica, chamado CRM-197. Pode conter também sacarose; trometamol; fosfato de potássio diidrogenado; sacarose; cloreto de sódio; fosfato de sódio diidrogenado monoidratado; fosfato dissódico hidrogenado diidratado; cloreto de sódio e água para injeção.
 

Contraindicação

A vacina ACWY não é indicada para pessoas com histórico de anafilaxia após o uso de algum componente da vacina ou anafilaxia após dose anterior. Para pacientes que estejam com febre no dia da aplicação, é recomendado adiar a vacinação.Já durante a gestação, por se tratar de uma vacina inativada, a imunização não oferece risco teórico para a gestante e para o feto. Entretanto, só é recomendada na gestação em situações especiais.

Doses

  • Crianças: deve iniciar aos 3 meses de idade. Aplicar 2 ou 3 doses no primeiro ano de vida (dependendo da vacina utilizada), e reforços aos 12 meses, 5 e 11 anos de idade.
  • Adolescentes, não vacinados anteriormente: aplicar 2 doses (intervalo de 5 anos).
  • Adultos: dose única.
     

Eventos adversos

  • Mais comuns (até 10%): Inchaço, endurecimento, dor e vermelhidão no local da aplicação, perda de apetite, irritabilidade, sonolência, dor de cabeça, febre, calafrios, cansaço, e dor muscular.
  • Sintomas gastrintestinais (diarreia, vômito e náusea), hematoma grande no local da aplicação, erupções na pele e dor nas articulações são menos frequentes (1-10%).
  • Raros (< 1%): Insônia, choro persistente, sensibilidade diminuída da pele no local da aplicação, vertigem, coceira, dor muscular, dor nas mãos e pés e mal-estar são muito raros.

As reações tendem a desaparecer em até 72 horas.

Clique aqui para agendar vacina