Colonoscopia: o que é, preparos para o exame e como é feito

Colonoscopia


Autor: Dr. Ricardo Dib - Médico Endoscopista e Gastroenterologista


Colonoscopia é um exame utilizado para analisar a saúde do interior do cólon e do reto usando um colonoscópio, um tubo fino e flexível com uma luz e uma câmera na ponta. Com ele, é possível identificar lesões sugestivas de câncer colorretal, pólipos e outras condições médicas. 

O que é colonoscopia? 

O exame de colonoscopia é utilizado para identificar alterações, como tecidos inchados, pólipos e, até mesmo, lesões que sugiram câncer, no intestino grosso (cólon) e no reto.

Quando o exame é indicado? 

É indicado para pacientes que tenham sintomas como: alteração do hábito intestinal, diarreia persistente, sangue nas fezes, dores abdominais, perda de peso sem motivo aparente e alteração no formato das fezes. Além disso, faz parte dos exames indicados para idosos

 

 

Agendar Exame

 

Como o exame de colonoscopia é feito? 

A colonoscopia é feita com o paciente sedado. Através de um tubo com uma câmera na ponta do aparelho, chamado de colonoscópio, guiado até o reto, é possível produzir imagens de alta qualidade ao longo do caminho. Essas fotografias e vídeos são produzidos em um computador para análise médica. 

Pré-requisitos 

Não há pré-requisitos. É necessário apenas que o exame seja solicitado por um médico (a). 

Preparo para colonoscopia 

Paciente deverá fazer o preparo em dois dias. Na véspera, deverá tomar laxantes e manter uma dieta somente de carboidratos, sem proteínas. Já no dia do exame, deverá tomar uma substância para limpar o intestino. 

Contraindicações 

As contraindicações são de caráter clínico para os pacientes internados. Além disso, é preciso saber se o paciente tem alguma doença pré-existente que possa impedir a realização do exame. 

Tempo de duração 

Geralmente, o exame é realizado e concluído em 15 a 20 minutos. 

Resultado 

O resultado é baseado na avaliação médica durante o exame. 

Periodicidade 

A periodicidade é definida pelo médico responsável por cada caso e pelo tipo de patologia do paciente. 

Quais doenças o exame do intestino detecta? 

O exame pode auxiliar seu médico a identificar possíveis causas de dor abdominal, sangramento retal, diarreia crônica, triagem para câncer de cólon e pólipos.   

Caso o paciente tenha risco para câncer de colo e 45 anos ou mais, o médico pode solicitar a colonoscopia com uma periodicidade específica. Se tiver outros fatores de risco atrelados, a periodicidade pode mudar.  

A colonoscopia é uma das principais e mais eficientes opções para o rastreamento do câncer de cólon, portanto sua realização é muito importante.   

Quando há uma suspeita de disbiose (desequilíbrio na microbiota) ou para descoberta de uma predisposição a doenças, o exame de microbioma intestinal também pode ser solicitado.

Agendar Exame