Exame Beta HCG: entenda o resultado do exame de sangue que detecta gravidez

Exame Beta HCG: entenda o resultado do exame de sangue que detecta gravidez


O exame beta HCG é uma coleta de sangue capaz de apontar se a mulher está ou não esperando um bebê. Os testes de farmácia podem ser utilizados nessa descoberta, porém são os exames de sangue que fornecem resultados mais assertivos e confiáveis.


O que é o exame BHCG?

O exame BHCG trata-se de uma coleta de sangue que quantifica a presença do hormônio HCG no sangue e mostra se há indícios de gravidez, quanto tempo de gestação e se está tudo correndo conforme o esperado.

O HCG é um hormônio que se eleva na gestação e é bastante utilizado para o diagnóstico e acompanhamento da gestação entretanto esse hormônio não é específico da gravidez e pode ser identificado em homens ou mulheres sem suspeita de gravidez. Caso seja o seu caso, um especialista deve ser consultado.


Para quem o beta HCG é indicado?

O BHCG é indicado para todas as mulheres que desejam saber se estão grávidas.

O exame é seguro e assertivo, uma vez que é capaz de identificar uma mínima quantidade de HCG no sangue.

Em caso de resultado positivo em mulheres grávidas com mais de 35 anos, é recomendado realizar o exame de NIPT, que é um teste pré-natal não invasivo que avalia o risco de doenças cromossômicas.
 

Como o bhcg é feito?

É feito por meio de uma coleta de sangue, que funciona da seguinte maneira:

  1. É colocado um torniquete acima da veia da paciente. Isso facilitará a visualização de onde perfurar;
  2. É introduzida uma agulha fina para o enchimento dos tubos;
  3. O sangue coletado é levado para o laboratório onde será analisado.
     

Dúvidas mais comuns sobre o exame:


O exame beta hcg pode dar falso positivo?

Os casos de resultados falsos-positivos são muito raros. Normalmente acontece esse diagnóstico quando há morte fetal ou em mulheres que estão fazendo tratamento à base de Beta HCG.

Algumas doenças e tumores podem elevar a dosagem de HCG, portanto se a elevação ocorrer no sexo masculino ou em mulheres não grávidas deve-se consultar um especialista.

A quantidade de beta HCG pode indicar o tempo de gestação?

Sim, com o exame é possível identificar o tempo de gestação.

É possível identificar gêmeos no exame bhcg?

Em caso de gêmeos, os valores do hormônio são superiores aos normais indicados para cada semana. Porém, é necessário realizar uma ultrassonografia a partir da 6ª semana de gestação para confirmar a presença de gêmeos.

Quando o bhcg quantitativo dá positivo?

O BHCG quantitativo é considerado positivo quando o resultado apresenta uma dosagem acima de 25 mIU/ml. Neste caso há forte suspeita de gravidez.

Após quantos dias o exame detecta gravidez?

É recomendado aguardar 10 dias de atraso menstrual, para evitar um resultado falso. Os valores de beta HCG começam a aumentar a partir de 6 dias da fecundação.

Bhcg precisa de jejum?

Não é necessário jejum para realizar o exame BHCG.

Beta HCG ou teste de gravidez de farmácia?

Além de ser mais confiável, o exame beta HCG indica a quantidade de hormônio presente no sangue, com isso é possível saber o tempo de gestação.

Já o teste de gravidez de farmácia indica apenas se a mulher está grávida ou não.

 

Valores do Beta hcg e possíveis resultados

  • BhCG abaixo de 5 mIU/ml: resultado negativo ou indetectável, não há indício de gravidez. 

  • BhCG entre 5 e 25 mIU/ml: resultado indefinido. É recomendado repetir o exame após três dias para ter certeza sobre a gestação. 

  • BhCG acima de 25 mIU/ml: resultado positivo, indica gravidez.

 

Onde fazer o bhcg no laboratório Exame?

O Laboratório Exame possui várias unidades espalhadas no Distrito Federal, através do agendamento online você pode  escolher a unidade mais próxima e realizar seu exame de forma segura e fácil.

 

Saiba mais: Microbioma intestinal

 

Referências:

https://www.tuasaude.com/resultado-do-exame-de-beta-hcg/ https://www.trocandofraldas.com.br/exame-de-gravidez-beta-quantitativo-e-qualitativo-qual-a-diferenca/