Tudo o que você precisa saber sobre os exames de biópsia

biopsia

 

A biópsia é um procedimento capaz de identificar inúmeras lesões que podem causar câncer ou outras complicações.

Fazer um exame em um lugar de confiança é essencial para resultados assertivos e todo o cuidado, desde o agendamento até a realização do exame. O Laboratório Exame é um laboratório com foco na qualidade, precisão e rapidez na entrega dos resultados.

Você sabe quais são os diferentes tipos de biópsias? Entenda mais no texto abaixo.

O que é uma biópsia e para que serve?

A biópsia é um exame que consiste na retirada de uma pequeno nódulo suspeito, em qualquer parte do corpo, para realizar uma análise laboratorial. É um exame diagnóstico cujo objetivo é saber se nessa amostra há presença de câncer, outras doenças ou não.

Geralmente, é um exame simples que pode ser realizado em consultório médico, porém em alguns tipos de biópsia é necessário a remoção de órgãos, estas só devem ser feitas por um cirurgião. 

Quais os tipos de biópsia existem?

Existem vários tipos de biópsias capazes de identificar possíveis problemas em diferentes partes do corpo. Conheça:

Biópsia incisional

A biópsia incisional é realizada através de um corte para retirada do tumor. O procedimento é feito com anestesia local, regional e geral em caso de o tumor estar no tórax ou abdome. 

Biópsia de mama

A biópsia do linfonodo sentinela é a maior auxiliadora no diagnóstico do câncer de melanoma e o de mama. Os linfonodos são mapeados pelo cirurgião, o que o permite saber quais gânglios linfáticos serão removidos durante o procedimento. O profissional pode pedir esse exame quando está com suspeita de alguma doença após analisar a mamografia realizada pela paciente.

Biópsia de próstata

A biópsia de próstata é um exame sugerido quando o valor de PSA, encontrado no exame de sangue, está acima do normal ou quando há alterações percebidas durante o toque retal, que podem indicar câncer de próstata. 

Biópsia de pele

A biópsia de pele pode ser feita de várias maneiras, o médico deverá escolher a mais adequada de acordo com o tumor suspeito. É removida uma pequena quantidade de tecido, de modo que preserve a lesão inteira durante o procedimento. Serve para identificar tipos de câncer de pele basocelular e espinocelular. 

Biópsia renal

A biópsia renal serve para diagnosticar possíveis alterações nos rins e para acompanhar pacientes transplantados. O exame consiste na retirada de uma pequena amostra do tecido renal para análise laboratorial.

Biópsia de medula óssea

A biópsia da medula óssea tem como objetivo avaliar as características das células da medula. Com ela é possível observar doenças linfoma, mielodisplasias ou mieloma múltiplo e identificar possíveis metástases.

Biópsia líquida

A biópsia líquida é um tipo de exame de sangue que consiste na análise de pequenos fragmentos de DNA na amostra do sangue coletado, sem que seja necessário remover uma pequena parte de tecido.

Biópsia hepática

A biópsia hepática consiste na retirada de um pequeno pedaço do fígado para análise. Com ela é possível diagnosticar hepatites, cirrose, doenças sistêmicas que afetam o fígado e câncer.

Como funciona o exame de biópsia?

O exame de biópsia consiste na retirada de tecido em diferentes partes do corpo para análise laboratorial. Entenda como funciona:

Pré-requisitos

Não há pré-requisitos para realizar o exame de biópsia. O paciente deverá estar no dia do exame com seu documento original com foto para abertura de ficha.

Preparo da biópsia

O preparo do exame é passado durante o agendamento, pois as exigências variam de acordo com o tipo de biópsia que será feita.

Contraindicações

As contraindicações para o exame incluem: anemia, peritonite, ascite volumosa, obstruções biliares graves e derrame ou infecção subfrênica ou pleural à direita.

Tempo de duração

O procedimento geralmente é rápido e indolor, sem ser necessário ficar internado para realizar o exame.

Periodicidade do exame

A periodicidade do exame é definida por um médico especialista, pois pode ser usada tanto para diagnosticar uma doença quanto para acompanhar a evolução de alguma complicação existente.

Quando devo agendar uma biópsia?

Na maioria dos casos a biópsia é solicitada para averiguar alterações suspeitas nas células. O médico poderá solicitar o exame se caso desconfiar de alguma anormalidade vista em outros exames feitos pelo paciente.

O que os resultados da biópsia mostram?

Os resultados podem variar de paciente para paciente, portanto, o ideal é levar o laudo para o médico especialista que poderá auxiliar no entendimento do diagnóstico e prescrever o melhor tratamento a ser seguido.

Confira as principais dúvidas sobre exames de biópsia:

Como é feita a biópsia de próstata?

É feita pela via transretal (ânus/reto). Geralmente é um procedimento simples realizado em laboratório e anestesia local.

Qual o risco de fazer biópsia de próstata?

A biópsia da próstata aumenta o risco de infecção urinária, para evitar isso o médico pode solicitar o exame de urocultura, que identifica bactérias na urina.

Qual a indicação correta para a realização de uma biópsia?

Quando algum exame apresenta anormalidades, é necessário realizar uma biópsia para diagnosticar possíveis doenças.

Quando é necessário fazer biópsia na endoscopia?

Quando são encontradas áreas anormais, é realizada uma biópsia, através de instrumentos que são colocados no endoscópio. Consiste na coleta de uma amostra de tecido retirado do esôfago, estômago ou duodeno. Essas amostras de tecido são retiradas e enviadas para uma análise anatomopatológica, que analisará a alteração e forma do tamanho das células para poder identificar células cancerígenas ou outras doenças, como a gastrite por H. pylori.

Como entender o resultado do exame de biópsia da mama?

O resultado do exame deve ser interpretado pelo médico que solicitou e pode indicar ausência de células cancerígenas (nódulo benigno) ou presença de células cancerígenas ou tumorais (nódulo maligno).

Onde fazer biópsia no Distrito Federal?

O Laboratório Exame conta com inúmeras unidades espalhadas, conheça clicando aqui e escolhendo a mais próxima de você!

Unidades de Brasília

No Atendimento ao Cliente você encontra informações sobre os preparos para realizar exames, além de consultar os convênios aceitos e os custos de exames particulares. 

Atendimento ao Cliente: (61) 4004-3883

Segunda a Sexta: 06h - 21h

Sábado: 07h - 15:30