Teste rápido para Covid-19 recomendado antes de viajar ao exterior

Teste rápido para Covid-19 recomendado antes de viajar ao exterior


Dra. Annelise Correa

Aos poucos as fronteiras dos países estão abrindo para pessoas vacinadas, sendo necessário realizar teste Covid para viagem internacional. Além de buscar saber se precisa fazer teste de Covid para viajar de avião, é importante estar regulamentado com as regras específicas de cada país. 
 

clique para agendar o exame via nav

 

Qual teste de Covid-19 devo fazer para viagens internacionais? 

O tipo de teste recomendado pode variar de acordo com cada destino. Na hora do planejamento da viagem, é preciso consultar qual é o tipo de teste Covid-19 exigido e a antecedência de realização.  

Testes rápidos, como o de antígeno e RT-Lamp, quando aceitos, são ótimas opções por apresentarem resultados rápidos. 

 
Qual é o teste de Covid-19 mais rápido e confiável? 

Teste rápido para Covid-19 recomendado antes de viajar ao exterior

Quando se trata de um resultado positivo, qualquer um dos testes apresentam confiabilidade elevada. Já quando o resultado é negativo, o teste mais confiável é o RT-PCR.  

Para rápido diagnóstico, os testes de RT-Lamp e pesquisa de antígeno, mesmo que não tenham a mesma sensibilidade do RT-PCR, são apropriados. 
 

RT-PCR, RT-LAMP e Teste de Antígeno para Covid-19: qual a diferença? 

RT-PCR em swab de nasofaringe: é um teste molecular, ou seja, baseado na pesquisa do material genético do vírus (RNA). É considerado o exame laboratorial padrão-ouro para diagnóstico da doença. Além do RT-PCR por nasofaringe, existe o RT-PCR pela saliva, que, mesmo sendo menos sensível, possui a mesma estratégia feita através de um método menos invasivo.  

RT-LAMP: também é um teste molecular feito por amplificação isotérmica. Sua sensibilidade é ligeiramente inferior ao RT-PCR de nasofaringe. A principal vantagem do teste é o resultado rápido.   

Teste de antígeno: é um teste imunológico baseado no reconhecimento de uma parte da estrutura do vírus. Embora possua sensibilidade inferior em relação aos demais testes citados, seu resultado é rápido e o preço inferior. 

Diferente do exame de anticorpos neutralizantes e demais sorologias para Covid-19, os testes acima são responsáveis pelo diagnóstico de infecção ativa. 
 

Viagem nacional: Precisa fazer teste de covid para viajar dentro do Brasil? 

Depende do destino, pois cada lugar possui uma determinada regra.  
 

Resultados em até 2 horas: Agende o teste rápido antes da sua viagem internacional 

Para agendar seu teste rápido no Laboratório Exame é simples! Basta acessar a plataforma de agendamento online e escolher a unidade mais próxima a você. 

 

clique para ver o resultado dos exames nav