Vacina da gripe: tire suas dúvidas sobre a vacinação em 2021

Tire todas as suas dúvidas em relação à vacina da gripe, calendário de vacinação em 2021, quem deve tomar e reações.

Atualizado em 07/05/2021

 

A vacina da gripe foi desenvolvida em 1930 e está disponível rotineiramente desde os anos 90. Ela possui uma grande importância na redução de casos graves causados pelo vírus Influenza. 

Há duas vacinas disponíveis no Brasil, a trivalente, que imuniza contra três tipos de vírus diferentes e a tetravalente, que imuniza contra quatro tipos de vírus.

O sistema público de saúde disponibiliza a vacina trivalente para crianças de 6 meses até 6 anos, pessoas a partir de 55 anos, gestantes, profissionais da saúde e outros grupos considerados prioritários. A vacina quadrivalente está disponível nos serviços particulares para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade.

Conheça sobre as vacinas e a importância de se proteger e proteger quem você ama.

Saiba mais sobre a vacina da gripe

A vacina da gripe tem como objetivo proteger seu sistema imunológico, permitindo que ele produza anticorpos para seu organismo lutar contra ataques de agentes infecciosos. Entenda como funciona o imunizante:

O que é a vacina da gripe?

A vacina da gripe é a maneira mais eficaz de prevenir a doença e é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para todas as pessoas acima dos seis meses de idade. A vacina é responsável por conferir proteção contra infecções respiratórias causadas pelo vírus Influenza. 

Manter sua vacinação em dia não protege apenas você de doenças infecciosas, e sim todas as pessoas ao seu redor.

banner vacina da gripe

Como a vacina funciona?

A vacina influenza é feita a partir de subunidades de diferentes subtipos do vírus influenza; é uma vacina inativada e, portanto, sem a capacidade de causar a doença.

A vacina influenza induz a produção de anticorpos e células que combatem o vírus. A proteção conferida pela vacina começa após 15 dias de vacinação.

Para quem é indicada?

O imunizante é recomendado para todos os bebês com mais de seis meses de vida, crianças, adolescentes, adultos e, principalmente, para idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas.

Contraindicações

A vacina é extremamente segura e só é contraindicada caso o paciente apresente alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou a dose anterior.

Doses

O esquema de doses para crianças entre 6 meses e 8 anos de idade funciona da seguinte maneira: duas doses na primeira vez em que forem vacinadas (primovacinação), com intervalo de um mês; após a primovacinação recomenda-se revacinação anual com uma dose.

Para pessoas a partir de 9 anos, recomenda-se apenas uma dose anual.

Reações

As reações mais comuns incluem dor, vermelhidão e inchaço no local da aplicação, dor muscular, mal-estar, cansaço, perda de apetite, irritabilidade, agitação, sonolência.

Algumas pessoas relatam também sintomas como tontura, náusea, vômito, diarreia, dor abdominal, dor nas articulações, suor excessivo, febre, mal-estar e dor muscular.

Vacinas contra a gripe disponíveis

Você sabia que existem duas vacinas contra a gripe disponíveis? A vacina trivalente, que pode ser encontrada nos serviços públicos de vacinação, e a vacina quadrivalente, que pode ser encontrada apenas em serviços privados.

Vacina trivalente

A vacina trivalente contém dois subtipos de Influenza A (H1N1 e o H3N2) e um subtipo da Influenza B. A vacina pode ser aplicada a partir dos 6 meses.

Vacina quadrivalente

Diferente da vacina trivalente, a vacina quadrivalente contém dois subtipos de Influenza A (H1N1 e o H3N2) e mais dois subtipos de Influenza B. A vacina pode ser aplicada a partir dos 6 meses, sem limite de idade.

Quando será a campanha de vacinação em 2021?

O período da campanha da gripe será de 12 de abril a 9 de julho de 2021. A campanha será realizada de maneira semelhante à do ano de 2020, da seguinte maneira:

  • Primeira etapa (12 de abril a 10 de maio): idosos (a partir de 60 anos) e profissionais da saúde

  • Segunda etapa (11 de maio a 8 de junho): portadores de doenças crônicas não transmissíveis, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e povos indígenas.

  • Terceira etapa (09 de junho a 9 de maio): crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, pessoas com deficiência, professores de escolas públicas e privadas e pessoas de 55 a 59 anos de idade.

Quem deve tomar a vacina da gripe em 2021?

A vacina deve ser tomada por todas as pessoas com mais de 6 meses de vida. Só é contraindicada para aqueles que tenham alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou a dose anterior.

O imunizante deve ser aplicado principalmente para os grupos considerados de risco durante as campanhas de vacinação, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas.

É seguro me vacinar contra a gripe durante a pandemia?

Sim. Além de ser seguro, é o recomendado. Ao tomá-la você previne uma doença que pode ser evitada pela vacinação e reduz a necessidade de ida aos hospitais já superlotados com os casos de Coronavírus. 

Está com suspeita de Coronavírus? Faça seu teste COVID-19 no Laboratório Exame.

Posso tomar a vacina da gripe depois de tomar a vacina contra a COVID-19?

O que se recomenda atualmente é que haja um intervalo de 14 dias antes e depois de cada dose de vacina COVID-19 e qualquer outra vacina.

Quais os benefícios de me vacinar contra a gripe?

Ao se vacinar contra a gripe você poderá evitar as complicações que podem ocorrer ao se ter uma infecção causada pelo vírus da Influenza. Além disso, você estará protegendo a si mesmo e às pessoas que estão ao seu redor, não disseminando o vírus.

Tomei a vacina no ano passado, preciso tomar de novo?

Sim. A vacina deve ser tomada anualmente. O vírus da Influenza sofre alterações ao longo dos anos, ou seja, a vacina da gripe que você tomou no ano anterior pode não servir contra o vírus do ano seguinte.

Além disso, a proteção conferida pela vacina dura, em média, 6 meses.

Onde tomar a vacina da gripe?

Na rede pública, a vacina trivalente está disponível para grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade;

  • Gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto);

  • Adultos a partir de 55 anos;

  • Profissionais da saúde;

  • Professores e profissionais de escolas públicas e privadas;

  • População indígena, pessoas com doenças crônicas (como diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, imunocomprometidos, entre outras);

  • Forças de segurança e salvamento; 

  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, bem como a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A vacina Influenza tetravalente está disponível nos serviços particulares.  Aqui no Laboratório Exame é simples e rápido tomar sua vacina. Não é necessário agendamento prévio, basta saber onde comprar e se proteger com segurança e qualidade.

 

Referências:

IFF Fio Cruz. Entenda a vacina da gripe. Disponível em: http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/332-vacinagripe#:~:text=A%20vacina%20da%20gripe%20imuniza%20somente%20contra%20os%20v%C3%ADrus%20que,vacinas%20trivalente%20e%20a%20quadrivalente.


SBIm. Vacina Gripe (Influenza). Disponível em: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-gripe-influenza