Autora: Dra. Maria Isabel de Moraes Pinto
Médica infectologista
Você sabe qual é a diferença entre gripe e resfriado? Ambas são condições respiratórias muito comuns e apresentam sintomas, transmissão e formas de tratamento semelhantes. Entenda melhor.
Diferença entre gripe e resfriado: quais são as causas?
A principal diferença entre gripe e resfriado está na causa.
A gripe é caracteristicamente causada pelo vírus Influenza, popularmente conhecido como vírus da gripe. Já o resfriado é causado por outros vírus, alguns chamados de coronavírus, mas, nesse caso, diferentes do Sars-CoV-2, causador da covid-19.
Quais são os sintomas de gripe e resfriado?
Ambas as doenças apresentam sintomas bem semelhantes, como tosse, dor na garganta, coriza, dor de cabeça, dor muscular e febre.
No entanto, quando é um resfriado, a intensidade dos sintomas costuma ser menor.
Gripe ou resfriado: qual é o mais grave?
Geralmente, o vírus Influenza pode causar quadros mais graves.
Entretanto, algumas pessoas têm a resposta imunológica diminuída, como crianças muito pequenas e idosos. Isso possibilita o desenvolvimento de condições graves, até mesmo quando acometidos pelos vírus causadores do resfriado.
Como saber se estou com gripe ou resfriado?
Apenas analisando a sintomatologia é difícil saber se os sintomas respiratórios indicam gripe ou resfriado.
De maneira geral, a pessoa acometida pelo vírus Influenza tende a apresentar mais febre e pode evoluir mais frequentemente para um quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave, que é quando ocorre um mal-estar geral e comprometimento das vias respiratórias mais baixas. Nesses casos, pode ser necessária a internação hospitalar.
No resfriado, geralmente, a pessoa tem um quadro mais leve, como coriza e febre controlada.
Outra diferença é o tempo de duração, que é muito variável de pessoa para pessoa. Normalmente, a infecção por Influenza é um pouco mais duradoura quando comparada ao resfriado causado por outros vírus.
Para saber exatamente se a pessoa está com gripe ou resfriado, é necessário fazer a pesquisa do vírus que está causando o quadro respiratório. Esse procedimento é feito com o uso de um esfregaço de secreção nasofaríngea, que é colocado no nariz.
Normalmente, o exame só é indicado no caso de o paciente precisar buscar um hospital e o médico avaliar que se trata de um quadro grave.
Quais são os tratamentos para gripe e resfriado?
Para as pessoas que apresentam um quadro leve, observam-se os sintomas e indicam-se antitérmicos em caso de febre e analgésicos para dor.
Caso seja uma pessoa que tem a imunidade comprometida, pode ser necessária a investigação para analisar se devem ser usados antivirais ou não.
Como prevenir gripe e resfriado?
Se estiver doente, a melhor maneira de evitar a transmissão de infecções respiratórias é não ter contato com outras pessoas e higienizar as mãos com água e sabão regularmente.
No caso da gripe, é fundamental tomar a vacina Influenza todos os anos.
Vacina da Gripe
A vacina da gripe é a forma mais eficaz e segura de prevenir a infecção pelo vírus Influenza, e é indicada para todas as pessoas com mais de 6 meses de vida.
Devido às mutações virais que ocorrem periodicamente, a formulação do imunizante é atualizada todos os anos, sendo fundamental a vacinação anual.
No Laboratório Exame, você fica em dia com a sua saúde e conta com tecnologia de ponta, qualidade e segurança em todos os procedimentos. Agende sua vacinação pelo Nav Dasa.