Entenda o que é corrimento rosado e o que ele pode indicar sobre a sua saúde

Entenda o que é corrimento rosado e o que ele pode indicar na gravidez, antes ou depois da menstruação ou após relações sexuais.

 

As células vaginais produzem muco de acordo com as taxas hormonais que são expostas. Esse muco é claro, podendo variar de fluido a gelatinoso e com leve odor característico.

corrimento rosado pode ocorrer em certos momentos da vida e, na maioria das vezes, não é motivo para preocupação. Pode estar relacionado com a fase do ciclo menstrual, com o uso do anticoncepcional ou com alterações hormonais passageiras.

O que pode ser o corrimento rosado?

O corrimento rosado pode estar associado à fase do ciclo menstrual ou ao uso de contraceptivos e, nestes casos, tem curta duração e nenhum outro sintoma associado. 

Entretanto, se estiver associado a outros sintomas como dor pélvica, dor abdominal, náuseas ou odor forte, deve ser rapidamente avaliado por um ginecologista, pois pode tratar-se de infecçao ou até mesmo um aborto espontâneo.

É normal ter corrimento rosa claro?

Se for de curta duração e sem nenhum outro sintoma associado, pode ser normal.

O que pode ser corrimento rosado após a relação sexual?

O ato sexual pode causar pequenas lesões ou traumas no canal vaginal, e ocasionar um pequeno sangramento. É importante sinalizar que esse sangramento é de pequeno volume e curta duração e não precisa de nenhum tratamento específico. 

Se o sangramento for vermelho vivo, de volume mais significativo e de duração prolongada, é imprescindível que seja realizado um exame ginecológico, como o Papanicolau, o quanto antes.

Corrimento rosa antes ou depois da menstruação: é normal?

Sim, é normal. O fluxo menstrual pode ser pouco intenso e ser diluído pelo muco vaginal, gerando um corrimento rosado.

Corrimento rosado pode indicar gravidez?

Sim. Um pequeno sangramento pode acontecer no momento da nidação, que é a implantação do embrião no leito endometrial. Esse sangramento é de pequeno volume e o corrimento acontece por um curto período de horas.

Para confirmar uma gestação, recomenda-se o exame Beta HCG

O que significa corrimento rosa durante a gravidez?

Durante a gravidez, o corrimento rosado pode ser sinal de abortamento espontâneo. 

Geralmente ocorre nas primeiras 10 semanas de gestação e é acompanhado de aparecimento súbito de dor abdominal, podendo evoluir em pouco tempo para um sangramento mais forte ou perda de coágulos pela vagina.

Quanto tempo é normal durar um corrimento rosado?

Depende da causa, mas para ter mais chance de ser benigno a duração é curta e de poucos dias. Além de não apresentar nenhum outro sintoma. 

Devo procurar um médico ao perceber um corrimento rosa?

Se houver qualquer outro sintoma associado, recomenda-se procurar atendimento médico.