Papanicolau: Confira as 16 dúvidas mais comuns sobre o exame preventivo

Papanicolau: Confira as 16 dúvidas mais comuns sobre o exame preventivo


O exame de Papanicolau é importantíssimo para detectar alterações no colo do útero e vagina. Muitas destas alterações tem uma direta correlação com o câncer de colo do útero. Assim como o ultrassom de mama, é um dos exames mais importantes relacionados à saúde da mulher.

Entenda melhor sobre esse exame preventivo e tire suas dúvidas: 
 

1. O que é Papanicolau?

O Papanicolau é um exame ginecológico, feito geralmente em mulheres a partir dos 20 anos ou antes se necessário. A coleta do exame é simples, rápida e geralmente indolor. Oferece muitas informações sobre a saúde ginecológica da mulher, desde infecções e corrimentos, a alterações hormonais até o diagnóstico de câncer.

 
2. Quais as doenças que o Papanicolau detecta?

O exame é o maior aliado na hora de diagnosticar lesões do colo de útero que possuem risco de se tornar câncer.

O exame de Papanicolau também é capaz de identificar infecções como: clamídia; sífilis; gonorreia; HPV; candidíase; tricomoníase. Além disso, possibilita a identificação de nódulos e cistos no colo de útero.  

 

3. Quando fazer o papanicolau?

A recomendação é que o exame seja anual para todas as mulheres. Em caso de alterações, essa frequência pode ser reduzida. Eventualmente, caso não haja alterações por mais de 2 exames sequenciais, a periodicidade pode ser ampliada. Sempre siga a orientação do seu médico quanto a frequência da realização dos seus exames.
 

4. O Papanicolau dói?

Geralmente o exame de Papanicolau é indolor. 


5. Posso fazer o papanicolau menstruada?

Não é recomendado realizar o exame menstruada, pois o sangue poderá mascarar o resultado do exame. 


6. Pode ter relação sexual dias antes do exame?

O ideal é não ter relação sexual, nem mesmo com camisinha, dois dias antes da realização do exame. 
 

7. É normal sangrar depois de fazer o preventivo?

Pode ocorrer um pequeno sangramento após a realização do exame, isso porque o colo do útero pode estar sensível. Geralmente é um sangramento leve e de curta duração. 

exame papanicolau


8. Como é o resultado de HPV no papanicolau?

Algumas lesões e resultados do papanicolau podem ser sugestivas da presença do vírus HPV. Se a paciente apresentar um resultado sugestivo de infecção pelo HPV, o médico especialista poderá solicitar novos exames para investigar melhor essa alteração e iniciar o tratamento. 

Já se você tiver o HPV e o resultado do Papanicolau for normal, significa que você possui o vírus, porém não houve alteração celular no exame. Entretanto, o acompanhamento deve ser mantido pois o HPV aumenta a chance de desenvolver o câncer de colo do útero. 


9. Quantos dias depois do preventivo pode ter relação?

Não há restrição de dias após a coleta do exame. 
 

10. Grávidas podem fazer o exame preventivo?

Sim, durante a gestação é recomendado realizar o exame até o quarto mês de gestação. O preventivo não causa nenhum dano para o bebê e para a mãe.
 

11. É normal sentir cólicas após o exame?

Por se utilizar de uma escovinha endocervical, a paciente pode sentir um leve incômodo, porém nada muito forte. Se a dor persistir é necessário buscar auxílio médico.
 

12. Quando o papanicolau não é indicado?

Não há contra indicações absolutas para realizar o exame de Papanicolau. A menstruação e relação sexual no dia do exame são contra indicações relativas, ou seja, se possível deve-se aguardar o término do período menstrual e manter abstinência nas 48 hs que antecedem o exame.


13. Quais os possíveis resultados do papanicolau?

Em relação ao diagnóstico do câncer de colo de útero, existem três possíveis resultados para o exame: negativo para câncer; lesão de baixo grau; lesão de alto grau. Dependendo do resultado, o médico especialista poderá solicitar outros exames para investigação, como a biópsia. Quanto a identificação de infecções e cistos, existem várias possibilidades de resultado.
 

14. Não sou sexualmente ativa, preciso fazer o papanicolau mesmo assim?

Uma vez que o exame permite o diagnóstico de alterações no colo de útero, além das doenças sexualmente transmissíveis, a sua realização deve ser conversada com seu médico. Não existe contra indicação para a realização do exame em mulheres que não tenham vida sexual ativa. 
 

15.Para fazer o exame preventivo precisa se depilar?

Não, para realizar o Papanicolau não é necessário se depilar. 


16. Quanto tempo demora o exame papanicolau?

O exame geralmente é bem rápido e simples, demorando em torno de 5 minutos para ser realizado. 


Marque seu exame preventivo no Laboratório Exame 

Para marcar o exame preventivo de Papanicolau no Laboratório Exame é simples e rápido. Basta escolher o melhor dia e horário e marcar através do nosso agendamento online.

Veja também: Colposcopia