Entenda o que pode ser corrimento branco e o que fazer

Corrimento branco: conheça as causas, o que é e tratamento

Dra. Adriana Campaner
Médica ginecologista

Corrimento branco nem sempre indica alguma doença. É comum que as mulheres tenham esse corrimento em alguns momentos do mês, porém, quando acompanhado de outros sintomas, como a coceira, é necessário realizar exames que identifiquem a causa. 

É normal ter corrimento branco? 

Sim, qualquer mulher pode ter uma secreção vaginal diária e isso é normal. Essa secreção varia de acordo com a época do ciclo, por exemplo, se ela não estiver tomando pílula, no meio do ciclo menstrual vai observar um corrimento semelhante a “clara de ovo, pegajoso e transparente, que é o corrimento da ovulação. Já na véspera da menstruação, essa secreção pode ser mais ácida e ficar mais concentrada, com consistência de pomada.  

Em outros casos, o corrimento pode ser um sinal de algum problema ginecológico. Para diferenciar o corrimento normal do corrimento patológico se faz necessário observar alguns fatores.  

A secreção vaginal habitual ocorre em pequena quantidade e a cor é branco-amarelada. Se o corrimento aumenta em quantidade, muda de cor, como é o caso do corrimento rosa, ou apresenta outros sintomas atrelados, como coceira, ardor e um cheiro diferente, podemos estar com alguma alteração ginecológica.

clique aqui para agendar seu exame

 

Corrimento branco pastoso pode ser candidíase? 

Corrimento branco pode ser apenas uma secreção vaginal normal. Porém, na presença de ardência, coceira ou desconforto é frequentemente associada à candidíase vaginal. 

Outras causa pode ser a vaginose citolítica, que ocorre quando os lactobacilos da vagina se proliferam muito e acabam dando um corrimento mais volumoso que não significa doença. 
 

Estou com corrimento branco com pedaços como “coalhado”, o que pode ser? 

O corrimento esbranquiçado com alguns pedaços, como se fosse “leite talhado”, é muito sugestivo de candidíase, também conhecida com monilíase.  

Algumas poucas pacientes acometidas referem apenas a presença do corrimento, mas, na maioria dos casos, o corrimento da candidíase está acompanhado de ardor e coceira na genitália.  

Muitas pacientes relatam que tentam ter relação sexual e não conseguem, pois sentem dor e ardência. 

A candidíase é uma condição comum na vida das mulheres e não é considerada uma IST (infecção sexualmente transmissível) embora possa ser transmitida ao parceiro (a).  

A ocorrência de candidíase está, muitas vezes  relacionada a momentos de baixa imunidade, como por exemplo, quando a paciente tem diabetes e está desregulada, portadoras de HIV, uso de remédio de transplante de algum órgão, estresse moderado a grave e etc.  

Outros fatores que podem levar a candidíase, são uso de antibióticos que modificam a flora intestinal e vaginal, uso de roupas muito justas e quando passa muito tempo de biquíni molhado. 
 

Principais causas de corrimento branco 

As principais causas de corrimento, são: 

  • Candidíase vaginal: corrimento branco acompanhado de coceira, vermelhidão e ardência; 

  • Vaginose bacteriana: causada principalmente pela bactéria Gardnerella Vaginalis. Geralmente ocorre em pequena quantidade, possui forte odor e tem coloração cinza; 

  • Tricomoníase: Infecção Sexualmente Transmissível (IST), que causa corrimento amarelado, inflamação, ardor e vem em grande quantidade. 

Para entender qual é realmente a causa, o ginecologista faz questionamentos quanto as características do corrimento (cor, volume, odor) e se há outros sintomas associados. Na sequência, realiza o exame ginecológico e a coleta de material para exames laboratoriais. Podem ser solicitados exames de sangue também. 

As três causas citadas acima representam cerca de 85 a 90% dos casos, mas existem outras doenças que podem se manifestar através do corrimento, como gonorreia, clamídia, micoplasma, ureaplasma e câncer ginecológico. 
 

Como acabar com corrimento branco? 

Corrimento branco: entenda o que é, quais os sintomas e tratamento

Para o tratamento, a paciente deve procurar um especialista que realizara o exame ginecologico e a solicitação de exames, como o Papanicolau . Os exames permitem diferenciar ou confirmar as causas de corrimento e por isso são indispensáveis para indicar a melhor medida terapêutica a ser seguida.  

Uma curiosidade é que não é raro que algumas mulheres apresentem mais de um agente como causador do corrimento ou desconforto. Por isso, a avaliação médica e os exames laboratoriais são fundamentais para o diagnóstico correto. 
 

Corrimento branco na gravidez é normal? 

Sim. Na gravidez existe mudança da flora vaginal, por fatores hormonais e orgânicos. Por isso,  a mulher pode apresentar episódios de corrimento e, inclusive, de candidíase de repetição. 
 

Devo procurar um ginecologista ao perceber um corrimento branco? 

O ideal é que quando a paciente perceba que tem um corrimento diferente do habitual, principalmente quando aumenta a quantidade e é acompanhado de coceira e odor, agende uma consulta ginecológica para analisar. Você pode agendar suas consultas e exames pelo Nav, o assistente de saúde da Dasa e do Exame.

clique aqui para agendar seu exame