Vulvoscopia: entenda o que é e qual a função do exame

Vulvoscopia: entenda o que é e qual a função do exame


Dra. Maria dos Anjos

Vulvoscopia é um exame não invasivo de imagem capaz de avaliar toda a região vulvar. Sua principal função é identificar lesões presentes em toda a área genital externa da mulher, fornecendo diagnósticos para início de tratamento de possíveis complicações que possam surgir.    

O que é o exame de vulvoscopia?  

O exame de vulvoscopia analisa, com o auxílio de uma instrumento chamado colposcópio, a parte externa da vulva, que engloba: a região pubiana, clitóris, grandes lábios, sulcos interlabiais, pequenos lábios, introito e a região perineal. O exame permite a identificação de diversas lesões. 

Qual a função da vulvoscopia?  

A vulvoscopia permite uma visualização mais ampla da região íntima externa e, dessa forma, é possível analisar se há a presença de:  

  • Dermatites; 

  • Lesões na mucosa (região do introito); 

  • Lesões por HPV

  • Doenças vulvares causadas por outras infecções; 

  • Lesões suspeitas de malignidade na vulva causadas ou não por HPV (raro).   

Colposcopia e vulvoscopia: qual a diferença entre os exames?  

Colpo significa “interno” e scopia significa “olhar”, então o exame colposcopia ou vaginoscopia avalia o cólo e vagina, já a vulvoscopia é responsável por analisar a genitália externa. 

Outra informação importante é que a colposcopia e o exame Papanicolau são exames complementares, ou seja, um não substitui o outro e ambos devem ser feitos com a periodicidade indicada pelo profissional. 

Como a vulvoscopia é feita?  

Para realizar uma vulvoscopia, é feito um exame macroscópico, utilizando o aparelho de colposcópio, que aumenta a imagem e facilita a visualização a fim de rastrear o trato genital externo da mulher.  

Em alguns casos, pode ser necessário o uso do reagente ácido acético a 3% ou a 5%. Mais raramente, recomenda-se utilizar o azul de toluidina. Esses insumos servem para evidenciar alguma lesão que está gerando dúvidas e, a partir da análise feita com o colposcópio, será solicitada a biópsia ou não. 
 

Qual a relação da vulvoscopia no diagnóstico de doenças?  

Se houver suspeitas de complicações, o ginecologista solicita a vulvoscopia por ser um exame responsável pelo diagnóstico de várias doenças. As mais comuns que podem ser identificadas pelo exame, são: 

Infeções vaginais 

Infecções vaginais são causadas por bactérias, fungos e outros micro-organismos. Podem ocorrer por diversos fatores, como alergias, pouca higiene, lesão da mucosa, pH aumentado da vagina, o não uso de absorventes e roupas íntimas apertadas.   

Os sintomas mais comuns atrelados aos casos de infecções vaginais são: corrimento vaginal, coceira, vermelhidão e ardor. 
 

HPV 

O HPV é a Infecção Sexualmente Transmissível (IST) mais comum em homens e mulheres. O vírus infecta a pele ou mucosas das pessoas, provocando verrugas anogenitais. A condição é altamente contagiosa, podendo ser transmitida tanto por contato sexual, o que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital, quanto por contato direto com a pele ou mucosa infectada. 

A principal forma de prevenir a doença é se imunizando com a vacina HPV quadrivalente ou bivalente. 
 

Infecções sexualmente transmissíveis (IST) 

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) podem ser causadas por diversos microrganismos, vírus e bactérias.   

A principal forma de transmissão ocorre por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) desprotegido com uma pessoa infectada.  

Entre as principais doenças, podemos citar: herpes genital; cancroide; HPV;  clamídia; tricomoníase e sífilis.  

Com o tratamento adequado para cada caso, pessoas portadoras de IST conseguem melhorar a qualidade de vida e reduzir a transmissão dessas infecções.  
 

Como fazer exame de vulvoscopia? 

Vulvoscopia: entenda o que é e qual a função do exame

O primeiro passo é a mulher procurar seu ginecologista, onde passará por uma triagem de análise de idade, histórico familiar, doenças na família e, assim, o profissional solicitará exames individuais para cada paciente e realizará o rastreio.    

Agende seu exame online! No Laboratório Exame você encontra tecnologia de ponta, segurança e qualidade em todos os procedimentos. 

 

Agende o seu exame!